Projeto Mundo de Dentro. Empatia e autoconhecimento para crescer saudável

0
167
Prática de yoga com adulto e criança, programa do projeto “Mundo de Dentro”. (Foto: André Marins)

Já faz algum tempo que ansiedade, insônia, falta ou excesso de apetite e dificuldades de relacionamento e concentração integram as conversas sobre crianças. Estudado em todo o planeta, aos poucos começam a surgir as respostas sobre os malefícios de uma vida agitada, repleta de estímulos, luzes, telas e cada vez menos tempo para as pequenas plenitudes: brincar ao ar livre, respirar profundamente, mexer o corpo, entender e ajudar um amigo, sentar-se em silêncio.

Na correria do dia a dia, falta o momento de se observar, de transformar as dificuldades em crescimento, de aquietar a mente e permitir um repouso completo ao corpo. 

Pensando nisso, diversas escolas e locais em todos os continentes vêm colocando o yoga na rotina dos pequenos. A tradicional filosofia indiana adaptada às infinitas possibilidades do universo infantil mostra que a busca pelo equilíbrio pode e deve começar na infância, e a brincadeira – livre de competições – é um estímulo à evolução emocional e física.

Prática de yoga infantil, programa do projeto “Mundo de Dentro”. (Foto: André Marins)

Em Toronto, o projeto Mundo de Dentro (Inner World) oferece aulas também em português. Elas misturam dinâmicas corporais e reflexivas, posturas que imitam bichos e a natureza, brincadeiras que estimulam o respeito e a tolerância, meditações adaptadas para cada idade e histórias que trazem a reflexão e o exercício da inteligência emocional. Além disso, criam um ambiente de aconchego para as crianças imigrantes – ou filhas de – que querem se sentir mais perto do idioma.

Conviver bem consigo mesmo e com os outros, atento aos sentimentos e às emoções, com a certeza de que o esforço em busca do autoconhecimento trará os frutos da comunicação positiva, consciência corporal e paz interior, são benefícios a longo prazo que deixamos para as crianças.

Para acompanhar o projeto e saber mais, siga @mundodedentroyoga no Instagram.