Hoje é dia de ir ao dentista?

Como o número de casos do Covid-19 é consideravelmente menor, os consultórios odontológicos em Ontário finalmente receberam autorização do Departamento de Saúde Pública para reabertura, no final de maio de 2020.

0
102
Dr. Veronica Yoshiura

Durante o período em que meu consultório esteve fechado, passei bastante tempo pensando qual seria a maneira mais segura de trabalhar, tanto para meus pacientes quanto para a equipe.

Dentistas em todo o Canadá têm trabalhado duro para atender a todos os requisitos de segurança atualizados desenvolvidos pelos órgãos de regulamentação, sob as diretrizes do Chief Medical Officer of Health.

Os consultórios odontológicos sempre seguiram protocolos rígidos de controle de infecção, que agora são aprimorados para que os pacientes continuem a ter atendimento de qualidade em um ambiente seguro.

A seguir, é apresentada uma descrição do que foi implementado em meu consultório. Todos os pacientes e funcionários são rastreados quanto aos sintomas do Covid-19 antes de chegarem ao consultório e, novamente, no ambiente de contato, incluindo possivelmente a verificação da temperatura corporal. Se um paciente apresentar resultado positivo (teve um dos sintomas como febre, tosse e dificuldade em respirar), aconselhamos que espere 14 dias para que os sintomas desapareçam e também entre em contato com a Telehealth Ontario para saber como proceder.

Foi implementado mais tempo entre os horários de consulta, para limitar a quantidade de pessoas circulando no consultório e dar ao assistente tempo suficiente para desinfetar a sala de atendimento.

Pede-se aos pacientes que cheguem ao consultório usando uma máscara que deve ser mantida até que seja solicitado a removê-la, quando já estiver sentado na cadeira do dentista.

Os pacientes também são solicitados a lavar ou higienizar as mãos na chegada. O álcool gel para as mãos é encontrado em várias áreas do consultório.

Agora, a equipe e eu usamos equipamentos de proteção pessoal extras, incluindo protetores faciais e aventais, que são trocados entre os pacientes.

As salas de atendimento estão agora fechadas com portas de plástico temporárias que impedem a propagação do aerossol produzido em certos procedimentos odontológicos. Também, agora, cada sala possui um sistema de purificação do ar com filtro HEPA que remove as partículas transportadas pelo ar durante e após o término do procedimento. Toda sala de atendimento é desinfetada e o ar é purificado por pelo menos 15 minutos antes da entrada do próximo paciente.

As maçanetas das portas e os balcões são limpos várias vezes ao dia por nossa equipe.
Demorou cerca de dois a três dias para a equipe e eu nos adaptarmos ao nosso “novo normal” mas, depois de duas semanas atendendo pacientes seguindo esses novos protocolos, posso dizer que as coisas têm ocorrido bem e todos parecem bastante receptivos e confiantes de que estão e sempre estiveram em um lugar seguro.