Participe do Conselho Brasileiro de Cidandania de Ontário. Eleições para o CONCID 2021-2023

0
50

Estão abertas as inscrições para as chapas que desejam concorrer às eleições do Conselho de Cidadania de Ontário para o biênio 2021-2023. O Edital nº 1/2021, elaborado pela Comissão Eleitoral, está disponível no site do Consulado-Geral do Brasil em Toronto. 

Os brasileiros que quiserem ser candidatos ao Conselho devem formar uma chapa com no mínimo oito e no máximo dezesseis outros brasileiros. Cada um dos integrantes da chapa deve apresentar ao Consulado, até o dia 19 de fevereiro de 2021 os seguintes documentos:

a) comprovante de nacionalidade brasileira
b) comprovante de que reside em caráter permanente na província de Ontário
c) Certidão negativa de antecedentes criminais do Brasil e do Canadá, que podem ser obtidas pela internet.

Os pedidos de homologação das chapas devem ser entregues ao Consulado, preferencialmente pelo correio, até as 16h do dia 19 de fevereiro. Já para os pedidos de inscrição de chapas, devidamente assinado por pelo menos um de seus integrantes, devem estar acompanhados de fotocópias dos documentos acima referidos. O modelo para a inscrição de chapas pode ser encontrado no Anexo I do Edital.

Até o dia 24 de fevereiro de 2021, o Consulado anunciará, em suas páginas da internet e do Facebook, a lista das chapas homologadas que poderão concorrer às eleições. A relação também será afixada nas dependências do Consulado-Geral do Brasil em Toronto. A data, local e a modalidade das eleições serão definidas pela Comissão Eleitoral e anunciadas em novo edital.

Criado em 1996, o Conselho de Cidadania passou por diversas alterações ao longo dos anos. A principal delas foi a possibilidade de seus membros serem eleitos diretamente pela comunidade brasileira. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil define o Conselho como um foro informal e apolítico de aconselhamento dos Consulados, de composição rotativa, com o objetivo de aproximar os brasileiros que vivem no exterior da rede consular. Sua finalidade é permitir a troca de ideias e a coleta de informações sobre as necessidades, problemas e interesses da comunidade brasileira residente em cada jurisdição

Conheça o trabalho já desenvolvido pelas últimas gestões do Conselho de Cidadania de Ontário. Participe de seus eventos e acompanhe suas atividades. Como eleitor ou candidato, exerça a sua cidadania.

Visite as páginas do Conselho Brasileiro de Cidadania de Ontário – CONCID: https://concidontario.org
https://www.facebook.com/ConcidOntario/