Pequenos empreendedores. O luto e o vírus.

0
186

A grande tentação ao se falar de Covid-19 e pequenos empreendedores é dizer que tempos difíceis trazem oportunidades, ou que os melhores se provam nas crises. Isso talvez, quem sabe, seja parcialmente verdade. Mas temos os fatos a confrontarem esse pensamento.

A CFIB (Canadian Federation of Independent Business) anunciou em janeiro de 2021 que 1 em cada 6 dos pequenos empreendedores no Canadá enfrentam a grave possibilidade de fecharem as portas definitivamente. São cerca de 200.000 pequenos negócios e milhões de funcionários.

Choque e Negação

Similar ao processo de luto, os pequenos empresários já enfrentaram nos meses iniciais da pandemia as etapas de choque e negação. No início parecia um exagero de medidas preventivas, até que os números começassem a mostrar hospitais lotados e óbitos. Negócios foram fechados, horários e clientes restritos, funcionários e empreendedores ficaram doentes.

Enquanto nos debatíamos com a realidade, a ciência colocou-se à frente e desenvolveu a vacina em poucas semanas, iniciando a longa e desafiadora fase de testes. Definitivamente, a ciência não vivenciou a pandemia como os empreendedores. Os pesquisadores experimentaram um sentimento de choque muito intenso e curto, para em seguida entenderem a gravidade da situação e começarem a agir. Onde vivemos luto, eles viveram luta.

Frustração, Depressão e Experimentação

Agora, há exato 1 ano do início da pandemia no Canadá, os pequenos empreendedores se reinventaram com o trabalho remoto e online, outros precisaram do apoio do governo e muitos focaram no seu essencial. Os negócios vivem um misto de depressão, engajamento e experimentação na nova situação, procurando elevar a moral e se adaptar. Aprendemos a trabalhar convivendo com o vírus e suas novas mutações, a chegada da vacina, lockdown, distanciamento, álcool 70 e máscaras.
Como ainda o controle do vírus SARS-CoV-2 está longe de ser alcançado, o sentimento de angústia e a tentativa de recuperação serão parte dos negócios pelos próximos meses.

Decisão e Integração

Nas próximas semanas, as pequenas empresas tomarão decisões difíceis envolvendo um alto percentual dos residentes e cidadãos canadenses. Com a lenta chegada da vacina os negócios tendem a se reestabelecer e a retomada da economia será bastante intensa nas terras do norte. Os governos federal e provinciais traçam planos para recuperar a economia rapidamente. Se o vírus vai quase desaparecer com a vacina ou se vamos viver muito tempo “integrados” com essa realidade, saberemos em 2021 e 2022.

Reinvenção

Enfim, são tempos desafiadores comparáveis às grandes pandemias da humanidade, como a Grande Peste Bubônica (1665-6). Durante esses anos, enquanto Londres perdia 15% de sua população, um jovem de 23 anos vivia seu annus mirabilis: Issac Newton, em distanciamento social, inventava e revolucionava o cálculo, movimento, ótica e gravitação.


Referências: • More than 200K small businesses could close permanently amid pandemic: CFIB | Globalnews.ca. • Search for “Five Stages of Grief Model” or “Kübler-Ross model”