Brasileiros recém-chegados a Ottawa-Gatineau: Guia do Newcomer

0
65
Aline Rezende, autora do e-book Guia do Newcomer: Chegando em Ottawa, lançado pela associação BRINCA (Brazil-Canada Community Association)

O processo imigratório vem aceleradamente ganhando espaço no cenário canadense nas últimas décadas, em especial nos últimos anos, em razão dos múltiplos processos governamentais e provinciais de acesso à residência permanente no país.

Com isso, um fato observado é o crescente número de brasileiros chegando a terras canadenses, em busca de melhores oportunidades e maior qualidade de vida. Segundo fontes oficiais, hoje contam-se cerca de 36.600 brasileiros vivendo no Canadá. Destes, mais de 1 mil residindo entre Ottawa-Gatineau, com perspectiva de crescimento imigratório nos próximos anos, bem como de migrações internas para a capital canadense, em função do custo de vida e da qualidade dos serviços.

A despeito de a imigração fazer parte, muitas vezes, do plano de vida de uma pessoa ou de uma família, é sabido que esta traz consigo diversos desafios, que podem resultar em vulnerabilidades, uma vez que o momento de transição envolve necessidade de adaptabilidade no campo cultural, econômico, social e emocional. Lidar com o recomeço, imprevistos e adversidades constituem barreiras iniciais rotineiras aos novos imigrantes, especialmente em um cenário de uma nova língua, nova cultura e novo clima.

Neste sentido, o momento inicial da imigração manifesta-se como o crucial na vida da maioria dos recém-chegados, em função da quantidade de novas informações e tarefas que estes precisam lidar e executar, tais como: quais documentos levar do Brasil para o Canadá? Como abrir conta em banco canadense? Como obter a carteira de Motorista no Canadá? Como acessar o sistema de educação e de saúde no Canadá? entre diversas outras informações.

Pensando nisso, a BRINCA – Brazil | Canada Community Association vem apresentar o lançamento do e-book “Chegando em Ottawa”, um livro gratuito que traz uma coletânea de informações iniciais aos recém-chegados em Ottawa.

O livro foi escrito por Aline Rezende que é assistente social graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, e pós-graduada em Psicopedagogia e em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou por mais de 11 anos em empresa governamental no setor de Recursos Humanos, promovendo atendimento às demandas sociais dos trabalhadores e de seus familiares, e desenvolvendo programas de saúde e qualidade de vida em ambiente laboral.

Aline Rezende, que atualmente é Community Services Coordinator na BRINCA, imigrou para o Canadá em 2020, com seu marido e dois filhos, experienciando desafios e aprendizagens do processo imigratório, que resultaram na elaboração e desenvolvimento do e-book “Chegando em Ottawa”.

A BRINCA, que é uma Associação sem fins lucrativos criada em 2018 por membros representantes do Brasil e pelos atuais diretores Antonio Misaka, Marcia Carvalho e Manuel Navarro, vem fortalecer o seu papel social de apoio ao imigrante com a propagação deste material, visando o fortalecimento da comunidade brasileira no Canadá.

Se você tem interesse em saber mais sobre a BRINCA, faça o download gratuito do e-book ”Chegando em Ottawa” e acesse o site www.brinca.ca