por Maya Gasparoto
“A cidade mais bonita de Ontário”, “A cidade para os apaixonados”… muitos são os títulos dados à Niagara-on-the-lake. A verdade é que os amantes de história, arquitetura, teatro e apreciadores de um bom vinho não podem deixar de visitar Niagara-on-the-lake.
A cidade de um pouco mais de 16.000 habitantes, localizada no Sul de Ontário, às margens do Rio Niágara e do Lago Ontário, muitas vezes fica ofuscada pela famosa vizinha, Niagara Falls. A charmosa cidade ainda conserva os ares do século 19.
Entre 1792 e 1796, Niagara-on-the-Lake serviu como a capital da colônia inglesa no Canadá, quando seu nome ainda era Niágara.
O nome atual foi adotado em torno de 1880, para diferenciar-se das Cataratas do Niágara. Niagara-on-the-Lake é uma das poucas cidades no mundo que contam com um Festival de Teatro que dura meses, o Shaw Festival. A temporada de 2015 começa em Abril e termina em Novembro, e traz 10 peças que serão apresentadas nos 4 teatros da cidade. Entre os destaques estão Sweet Charity, vencedora do Tony Awards, e Peter and the Starcatcher, história de fundo para o personagem Peter Pan. Outras informações podem ser obtidas no site do Festival, http://www.shawfest.com.
Royal George Theater é um dos 4 teatros que fazem parte do Shaw Festival. Créditos: Maya Gasparoto.
Devido às condições climáticas adequadas, Ontário é reconhecida como a produtora de alguns dos melhores Icewines do mundo, produzido na região desde 1984. A preparação das videiras começa no Outono, mas é no Inverno que acontece a colheita das uvas. É aconselhável que a temperatura esteja entre -10°C e -12°C. Geralmente é necessário um período de pelo menos seis horas para colher e pressionar as uvas, ainda congeladas. Os produtores de vinho afirmam que é isso que faz com que o vinho se torne extremamente doce. Por causa do sabor adocicado, o Icewine é considerado um dessert wine, uma espécie de sobremesa.
Quem gosta de história e arquitetura não pode deixar de conferir o Prince of Wales Hotel. Inaugurado em 1864, o prédio possui arquitetura vitoriana e conta com luxuosos quartos. Ao longo dos 150 anos de existência, o hotel teve diferentes nomes como The Arcade Hotel e The Niagara House. O atual nome, The Prince of Wales Hotel, foi dado em 1901 em homenagem ao duque e a duquesa de York, Rei George V e Rainha Mary.
O famoso Prince of Wales Hotel foi inaugurado em 1864. Créditos: Maya Gasparoto.
Outro atrativo que agrada aos olhos dos turistas é o Niagara’s Floral Clock, um relógio composto por flores. Construído em 1950, o relogio é um dos maiores do mundo, com 12.2 metros de diâmetro. As flores do relógio são trocadas duas vezes a cada estação. As violetas são as flores que dão as boas vindas à primavera.