Vida de Estudante – A importância das atividades extracurriculares

por Lis Melo

Ao começar um novo ano escolar, pense em como aproveitar seu tempo estudando e adquirindo experiências para ingressar no mercado de trabalho no futuro

Ao fazer pós-graduação numa universidade no Canadá, percebi muitas diferenças com nosso sistema educacional universitário. Diferente do que acontece no Brasil, aqui os estudantes são incentivados e bombardeados com oportunidades para atuar em clubes ou voluntariar. Além disso, existem inúmeras oportunidades de estágio (renumerado) facilitadas pela própria universidade.
Uma das desvantagens de morar e tentar sobreviver num país de primeiro mundo é a competição no mercado de trabalho. A porção da população que possui graduação e pós-graduação é muito maior que no Brasil, e assim, serão suas experiências fora da sala de aula que vão te garantir uma vaga. Na hora de procurar um emprego, a primeira coisa que a maioria das vagas exige é experiência. Ter feito um estágio pode ser um grande diferencial no Brasil, mas isso não vai necessariamente te diferenciar no Canadá, já que muitos também terão essa experiência.
À primeira vista, parece que participar de um clube seja perda de tempo. Afinal, queremos pagar as contas e ter dinheiro para gastar no fim do mês. Como fazer isso se você estiver gastando seu tempo sem ser pago? Pois bem, veja esse tempo como um investimento para garantir um bom emprego no futuro. Seja de teatro, esporte, língua, estudos ou qualquer outro (minha universidade tem mais de 300 clubes registrados com o ‘student union’), é uma oportunidade para aprender uma coisa nova, treinar o inglês e fazer amizades. Por exemplo, num clube de teatro você vai aprender a conviver com o medo da apresentação em público (função necessária em muitos empregos), num time de esporte você vai aprender sobre colaboração e a trabalhar em times e nem é necessário comentar sobre uma terceira ou quarta língua…
Depois que você conhecer algumas pessoas, peça para participar ativamente do clube. Sempre há vagas (não-renumeradas) dentro desses clubes, para atuar como presidente, secretário ou executivo de marketing, social media, comunicação, etc. A experiência adquirida numa vaga dessas é primordial na hora de procurar um emprego. É uma ótima oportunidade para aprender: organização das tarefas e responsabilidades, a trabalhar com os outros, administrar suas funções com seu curso e sua vida pessoal. Além de provar que você possui experiência e é flexível para aprender coisas novas, você mostra para o empregador que você se dedicou por um determinado tempo num projeto não-renumerado. Finalmente, são essas experiências que nos fazem aprender mais sobre a gente e do que gostamos de fazer.

Advertisement