A meta da Love.Fútbol

0
462

ONG norte-americana quer construir 30 campos de futebol para crianças carentes no Brasil.

Por Danielle Marinho

No mês de Agosto o restaurante Brasileiro Cajú, recebeu o evento Just For Kicks Toronto para captação de recursos para a organização norte-americana chamada Love.Fútbol. O diretor e um dos fundadores, Drew Chafetz, veio de Washington, DC, especialmente para participar do evento. Just for Kicks Toronto é uma iniciativa voluntária da organizadora queniana Zaynah Khanbhai, com a colaboração dos embaixadores Mario Cassini e Tomas Bilbao, focada em inspirar uma nova geração de filantropos jovens e envolvê-los em suporte aos projetos da Ong. O evento, que buscou arrecadar fundos para construção de um campo de futebol em Recife, contou com a presença do Cônsul Geral do Brasil em Toronto, Embaixador Afonso Cardoso.

Fundada em 2006 e com base em Washington, DC, nos Estados Unidos, Love.Fútbol tem como objetivo construir campos de futebol em comunidades carentes ao redor do mundo. A organização oferece às crianças um lugar seguro para praticar esportes e fortalece suas comunidades através da criação de plataformas de oportunidades. Desde 2006, Love.Fútbol contabilizou nove projetos completos que atualmente atendem a mais de seis mil jovens na Guatemala, com mais de 87 mil horas de trabalho comunitário para construção de campos de futebol. A organização agora está ampliando os esforços para o Brasil.

O evento Just For Kicks Toronto captou mais de $3 mil dólares para beneficiar o Campo da Esperança e construir uma nova quadra de futebol na comunidade da Vila Esperança, localizada em Recife, no Brasil, para mais de 3 mil jovens da região. A meta total é arrecadar $20 mil dólares para cobrir materiais necessários para construção. Este projeto será o primeiro de no mínimo 14 campos, visibilizando 30 para serem arquitetados no Brasil antes da Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

“Ao redor do mundo diversas crianças praticam futebol em áreas de risco, em lixões e ruas movimentadas, e ignoram a indignidade de suas circunstâncias, pelo amor ao esporte”, conta o fundador Drew Chafetz. “A juventude precisa de um simples local para jogar futebol e a idéia da Ong é ajudar não só as crianças buscarem fazer o que amam, mas também a terem uma paixão, e ter algo positivo na vida delas, buscando e movimentando também a própria comunidade para receber isso”.

Para os trabalhos no Brasil, Drew espera conquistar parceiros importantes como a FIFA e Coca Cola, que já se mostraram interessadas com esta parceria.

De acordo com o embaixador e cônsul geral do Brasil em Toronto, Afonso Cardoso, idéias muito simples são as que se tornam mais eficazes. “O que acontece no Brasil e em qualquer outro lugar é que as cidades crescem, e os espaços para as crianças jogarem ficam muito reduzidos. O que precisamos hoje é justamente redescobrir os espaços e oferecer oportunidades para essas crianças jogarem futebol e crescerem com mais esperança nas suas vidas”, diz o embaixador.

Quem tiver interesse em participar e doar para Love.Fútbol e seus projetos pode acessar o site lovefutbol.org e se tornar mais um embaixador dessa causa.