A mistura que sempre dá certo

0
576

Carnaval brasileiro em Calgary.

Por Flávia Berredo de Menezes / Calgary, Alberta.

“O Brasil não é so verde anil e amarelo!” Definitivamente ele é furta cor e a qualquer momento brilha com destaque em meio a outras culturas, pois aonde tem um grupo de brasileiros reunidos tem samba e festejos em qualquer parte do mundo quando o assunto é carnaval.

Em Calgary o lema deste ano da festa popular mais animada e representativa do planeta é sambar. Pode ser de forma tímida, extravagante, no estilo canadense ou simplesmente com os dedos indicadores para cima, balançando de um lado para o outro.

O que importa para a Associação Comunitária Brasileira de Alberta (Brazilian Community Association of Alberta – BCA-AB), organizadores do carnaval brasileiro na cidade, é garantir que neste sábado (25/02) o Centro Cultural Chinês, local do evento, fique pequeno a toda combinação de ritmos e alegria do público de mais de 400 pessoas presentes na folia que é aberta a todos que chegarem com um sorriso bem largo no rosto.

Uma mistura que dá certo e esquenta qualquer temperatura abaixo de zero com toda a miscigenação existente no Canadá, o evento tem apoio do governo que incentiva a pré-disposição cultural da BCA-AB, que neste ano traz aos palcos dessa farra os shows de Neto’s Band, Eduardo Mendonça e músicos locais, demonstrações do ritmo de zumba que combina exercícios com o compasso latino, capoeira e muito ziriguidum das 19h às 22h!

Bruno Leite, vice presidente da Associação, evidencia que nos bastidores do carnaval muita gente trabalha de forma voluntária para garantir o sucesso da festa que há mais de 10 anos reune não apenas brasileiros. “A verdade é que somente 30% do povo que vem é natural do Brasil. Aliás em todas as festas da BCA-AB, 70% do público é formado por outros imigrantes que tem curiosidade em sentir de perto o que eles assistem pela televisão, além dos eventos que nós promovemos pela cidade”.

O Canadá e o Brasil compartilham conexões culturais e acadêmicas fortes, que tiveram expansão ao longo dos anos. De acordo com o site do governo do Canadá – http://www.canadainternational.gc.ca, em maio de 1941, o gigante Sul-Americano abriu uma missão diplomática em Ottawa e desde então tem expandido laços de estruturas sociais acerca de todo o país e em Toronto o carnaval é exemplo de uma autêntica extravagância brasileira.

Nascido há 46 anos, o Toronto’s Brazilian Carnival Ball já arrecadou mais de US$ 57 milhões líquidos levantados ao longo dos anos para apoiar iniciativas cruciais na área da saúde, investigação, cultura e educação na vida de milhões de canadenses em um baile anual que geralmente ocorre no mês de setembro, onde diferente de todos os adereços e maquiagens corporais, os convidados gastam cerca de CAD$1.200 para curtir o maior baile de gala do mundo neste seguimento festivo.

Aos amantes do bom gingado brasileiro em um estilo popular mais abrangente, o carnaval de Calgary deste ano é voltado a toda a família e tem endereço certo: 197 First Street SW. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site: http://bcaab.org/BrazilianAssociation/index.php onde até as 17h o valor para adultos não membros da Associação Comunitária Brasileira de Alberta é de CAD$20 e CAD$7,50 para crianças a partir dos 12 anos. Membros pagam CAD$15 (adultos) e CAD$5,00 crianças. Na bilheteria os ingressos saem a CAD$25 (não membros)/CAD$25 (membros). Crianças pagam a metade do preço.