À moda da Juliana

0
9

Brasileira dita moda no Canadá.

Muitos editoriais de moda de revistas, comerciais de TV e até videoclipes de cantores famosos do Canadá têm uma coisa em comum: o talento e o bom gosto de uma brasileira radicada em Toronto e que sabe tudo de moda.

Por Alessandra Emília, de Toronto

Juliana Schiavinatto é uma brasileira nascida em São Paulo e que até 12 anos atrás era uma adolescente como tantas outras ali em Sorocaba, no interior do estado. Mas a moça hoje vive dias muito mais interessantes e ocupados porque ela é, em Toronto, uma estrela dos bastidores da moda. Aliás, foi entre uma sessão de fotos e outra que ela achou um jeitinho de conversar com a Wave sobre a sua trajetória.

Juliana começou nos contando que aprendeu o idioma muito fácil e rapidamente, assim que chegou ao Canadá, aos 16 anos de idade, e que a parte mais difícil de todo o processo de imigração foi, na verdade, deixar os amigos para trás. A mudança tão drástica de endereço veio quando o pai, Edson Schiavinatto – que hoje atua como freelance na área de design gráfico em Toronto – resolveu deixar de lado a cansativa profissão de proprietário de uma rede de lojas de roupas, ao mesmo tempo em que dava um basta à não menos frustrante experiência de ver sua casa assaltada quatro vezes no mesmo ano.

Já em terras canadenses, a brasileira se formaria em administração de empresas, mas sem jamais deixar de lado a sua paixão pelo mundo fashion. Aficionada por revistas de moda, Juliana Schiavinatto diz que descobriu seu talento ainda criança, quando ajudava o pai em suas lojas de roupas no Brasil. E que, um belo dia, cinco anos atrás, ela decidiu largar o emprego que tinha em um hotel em Toronto para se dedicar exclusivamente à sua paixão. Sorte do mundo da moda. Atuando como Fashion/Wardrobe Stylist – o que quer dizer que ela é a responsável pelo figurino, pelas roupas usadas em um projeto de moda – Juliana está arrasando em editoriais de revistas, comerciais para TV e até videoclipes. E explica seu sucesso com uma dose de poesia, ao definir seu estilo de trabalho: “Eu pinto um retrato com roupas”.

Pinceladas de Brasil

Juliana acha que a sua inspiração não vem do Brasil, mas admite que, inconscientemente, carrega consigo uma certa influência tropical. “Eu não faço o gênero sexy, mas sinto que nós, sul-americanos, temos uma consciência maior do nosso corpo e de como usar a sensualidade. Mais do que o europeu ou o canadense” sentencia a moça que, em seguida, define sua grande influência como sendo a consagrada estilista e editora de moda londrina Katie Grand, responsável por peças publicitárias de marcas como Louis Vuitton, Miu Miu, Giorgio Armani e Prada. Mas Juliana garante que segue mesmo é a intuição na hora de trabalhar, e que ainda está descobrindo e afinando seu estilo com o passar do tempo e a experiência que acumula a cada trabalho.

Para o futuro, Juliana tem vários planos na cabeça, mas nada muito rígido. Ela diz que gostaria de morar no Brasil por algum tempo e experimentar o mercado de moda por lá. Ou talvez voltar para Londres, onde viveu e trabalhou por um ano. Mas a talentosa brasileira também cogita a idéia de ficar por aqui e se dedicar não só aos trabalhos como estilista, mas, quem sabe, montar uma loja, um negócio próprio. Como ela mesmo diz, “esse é um mercado que nos possibilita ter várias coisas acontecendo juntas”. E pelo que ela já acumulou em seu currículo nestes cinco anos de carreira, é fácil perceber que isto é mesmo possível.

Você com certeza já viu o talento de Juliana Schiavinatto em ação. Afinal de contas, só para citar exemplos recentes, ela já assinou o figurino de várias campanhas publicitárias para a marca de cosméticos MAC, a linha de higiene e beleza da Dove, assim como clipes musicais de cantores consagrados, como do canadense Bryan Adams.

Para ver o portfólio da Juliana: pageone.viewbook.com