O debate de pontos de interesse da comunidade no exterior.

O Cônsul Geral do Brasil em Toronto, o embaixador Afonso Cardoso, presidiu a reunião do Conselho de Cidadãos, na terça (23), na sede do consulado brasileiro e fez uma explanação sobre os próximos passos do governo brasileiro em relação aos debates dos pontos de interesse da comunidade brasileira no exterior.
Uma das ações do governo é a realização em Brasília, da IV Conferência Brasileiros no Mundo em 2012, aberta a participação de todos os brasileiros. O ponto prioritário da conferência será trabalhar a Ata Consolidada, uma compilação de todos os pleitos e demandas dos brasileiros no exterior, tais como o reconhecimento do ensino ( legalização de diplomas e currículos), transcrição de certidão de casamento e o lançamento do projeto piloto de Formação de Professores de Português com Língua de Herança, que visa reforçar a identidade brasileira de descendentes de imigrantes brasileiros, com o ensino da língua portuguesa e a transmissão da cultura brasileira. Para maiores informações sobre a conferência Brasileiros no Mundo, visite a página oficial.
Outro ponto de destaque da reunião foram os acordos assinados durante a visita ao Brasil do Primeiro Ministro Canadense Stephen Harper, tal como o acordo da previdência social. O acordo aguarda ratificação no Congresso e, após aprovação, entrará em vigor quatro meses depois. O acordo da previdência social permite o uso do tempo de trabalho no Brasil para a aposentadoria no Canadá. O mesmo vale para o canadense que se aposentar no Brasil.
Também foi assinado o novo acordo aéreo entre o Brasil e Canadá, batizado de Céus Abertos, que acaba com as restrições contratuais, no qual ambos os governos se concedem liberdades quanto ao espaço aéreo, tais como o aumento de vôos diários para diferentes portos de destino e a adesão de novas companhias aéreas. Esse acordo irá favorecer o turismo brasileiro e canadense, com mais ofertas de viagens e facilidades de trânsito entre as cidades.
O governo brasileiro ainda anunciou a liberação de um fundo destinado ao aumento das traduções da literatura brasileira no exterior visando divulgar informação sobre o Brasil em diversos idiomas.
Algumas iniciativas estão em conversação, como a criação de uma rede de professores universitários brasileiros no Canadá, cuja finalidade é a divulgação de estudos e trabalhos acadêmicos em ciclos de palestras e ainda a seleção de um leitorado brasileiro no Canadá, uma proposta do Glendon College de financiar professores de língua portuguesa e cultura brasileira em Toronto.