Arilda de Oliveira

0
411

Embaixadora da cultura brasileira.

A equipe da WAVE já está em ritmo de verão, sol e muita alegria! Para esta edição, entrevistamos uma das fundadoras da Itabras, empresa organizadora do BrazilFest – o maior festival de cultura brasileira de Toronto. Considerado parte do calendário oficial de eventos da cidade, o BrazilFest ocorre todos os anos no mês de julho, no Earlscourt Park, que fica na St. Clair Ave W com Caledonia Rd. São nove horas de festa e o melhor – tudo de graça para você!

Comecei organizando festinhas nas casas de amigos.

Há 22 anos no Canadá, a empresária mineira Arilda de Oliveira iniciou sua carreira na área de entretenimento, realizando shows de capoeira e workshops no YMCA. Também criou uma liga de vôlei para os filhos de imigrantes, que não tinham atividades após o horário escolar. Apaixonada pelo que faz, Arilda sente orgulho em ajudar a manter a comunidade brasileira unida através da organização de eventos. Sempre com o intuito de fortalecer as relações entre Toronto e Brasil, Arilda serve como embaixadora da cultura brasileira na comunidade.

 Como surgiu a idéia de fundar a Itabras?
Arilda – Fundei a Itabras com o meu sócio Antonio Scisci, em 1997. A idéia surgiu devido à carência de encontros culturais brasileiros em Toronto. Nosso objetivo sempre foi reunir os talentos brasileiros e apresentá-los à comunidade.

 O que exatamente vocês fazem?
Arilda – Temos mais de 20 anos de experiência no mercado, planejando e produzindo eventos brasileiros. A Itabras é líder nesse segmento. Nossa equipe tem uma incrível habilidade de planejamento e temos profissionais especializados. Podemos tomar conta de qualquer situação com criatividade, seja festa, show, ocasião especial ou evento corporativo.

 Quais os principais eventos que a Itabras organiza?
Arilda – Os principais eventos que realizamos são: o Toronto International BrazilFest, o Caipirinha Social Club e o Brazilian Carnival Fever, o tradicional carnaval de clube.

 Como será a nova edição do BrazilFest?
Arilda – O festival terá no total nove horas de shows. Ainda estamos decidindo os últimos detalhes e recebendo a confirmação das atrações, especialmente as que vêm de fora de Ontário. Estamos estudando a possibilidade de ter vários palcos espalhados pelo parque, o que garantirá uma proximidade maior com o público. Até agora, temos confirmada a participação de: Marcelo Neves, Carla Dias, DJ Simba, Camila Derise e Banda Bracatum.

 Quantas pessoas são esperadas para esse evento?
Arilda – Esperamos de 15 a 20 mil pessoas no BrazilFest 2010. Nas edições de 2007 e 2008, realizamos o evento na Ilha de Toronto, um lugar maravilhoso e com vista incrível, porém, o acesso dependia de balsa e isso afastava um pouco o público. Em 2009, enfrentamos algumas barreiras, entre elas, a greve dos lixeiros e isso definitivamente nos fez mudar o local do festival. O Earlscourt Park é um local que costuma receber eventos desse porte, e, além disso, estamos super bem localizados, pertinho da área portuguesa, italiana e brasileira.

 Quais comidas típicas poderão ser encontradas no BrazilFest?
Arilda – Até agora temos confirmadas as barracas de picanha, arroz, salada, coxinha, pastel, milho cozido, churros, caldo de cana, pipoca, sorvetes, bombons e algodão-doce! Mas é claro que também teremos guaraná e caipirinha!

 O que você diria a quem nunca foi ao evento?
Arilda – O BrazilFest é o único evento que consegue colocar o Brasil em foco na cidade de Toronto. Antes os brasileiros não tinham uma referência, ou um motivo para se reunir. Esse festival é o programa perfeito para o brasileiro se reencontrar, retornar às raízes, matar saudades e ter orgulho de sua nação. Para os que se sentem longe de casa, os cheiros das comidas trarão boas memórias. O dia 25 de julho será um dia completo, com cheiro, sabor e alegria dos brasileiros. Para os estrangeiros, será uma viagem instantânea à cultura, riqueza e energia do povo brasileiro através da dança, da alegria e das comidas típicas do país. Será o dia da nossa comunidade se reunir e celebrar. A participação de todos é muito importante para que possamos dar continuidade a um evento tão grandioso como esse!