As baixas temperaturas não são desculpas para o tédio.
por Maya Gasparoto
Pelo contrário, o rigoroso inverno canadense pode sim ter muita diversão. Patinar no gelo é uma das atividades favoritas nesta época do ano e agrada à família toda. No Top 10 desta edição, uma lista com as melhores pistas de patinação de leste a oeste. Portanto, pegue os patins e bom divertimento! Não tem patins? Não se preocupe! Você pode alugá-los na maioria das pistas citadas:
1) Rideau Canal Skateway – Ottawa, Ontário

O Rideau Canal se congela durante o inverno e parte se transforma no Rideau Canal Skateway – maior pista natural de patinação do mundo de acordo com o Guinness. Lanchonetes e restaurantes de comida rápida, incluindo o famoso Beaver Tails, estão localizados às margens da pista de 7.8 km. Há sempre gente patinando durante o dia e à noite. Muitos moradores de Ottawa utilizam o local para se locomover. É comum ver pessoas em seus uniformes escolares e em trajes de trabalho com patins. A entrada é gratuita.
O Canal Rideau tem aproximadamente 200 quilômetros de extensão e liga Ottawa à Kingston. Construído no Século 19, tinha como objetivo proteger o Canadá de um possível ataque dos Estados Unidos. Em 2007 o Canal Rideau foi tombado como Patrimônio Mundial da Unesco.

2) Nathan Philips Square – Toronto, Ontário

Localizada no coração de Toronto, no cruzamento da Bay Street com a Queen Street, a Nathan Philips Square é um dos locais mais visitados. A praça é rodeada pela antiga prefeitura que hoje funciona como tribunal, pela atual prefeitura e pelo shopping Eaton Centre. A pista de patinação está sempre cheia e não é a mais indicada para quem está aprendendo a patinar. A entrada é gratuita e patins podem ser alugados no local.
3) Beaver Lake – Montreal, Quebec

A pista de patinação Beaver Lake está localizada no parque Mont Royal, na estilosa Montreal. A entrada é gratuita e é possivel alugar patins no local. A pista geralmente fica aberta entre dezembro e março, mas é o clima que define as datas de abertura. Diferentes estilos musicais são tocados diariamente.
4) Chateau Lake Louise – Lake Louise, Alberta

A pequena cidade Lake Louise está localizada há 180 km de Calgary e faz parte do Parque Nacional Banff, patrimônio da Unesco. As montanhas cobertas de neve, o lago com água cor de esmeralda e o luxuoso hotel Chateau Lake Louise formam o cenário perfeito para patinação. Não é por menos que o local foi apontado como um dos mais bonitos em pesquisa realizada pela CNN.
5) Grouse Mountain – Vancouver, Colúmbia Britânica

Os moradores de Vancouver tem a opção de patinar no alto da Grouse Mountain. A montanha é uma das principais atrações turísticas da cidade e possui uma badalada pista de patinação. O local recebe aproximadamente 1.2 milhões de visitantes anualmente. O acesso à pista é realizado por meio de gôndolas e está incluso no valor da entrada. O custo é de $43.95 para adultos, $39.95 para idosos, $24.95 para adolescentes entre 13 e 18 anos e $14.85 para crianças entre 5 e 12 anos.
6) The Loop – St John, Terra Nova e Labrador

A pista de patinação The Loop está localizada em um dos parques mais antigos de Terra Nova e Labrador, o Bannerman Park. O local é um dos preferidos dos moradores de St. John e é ideal para quem está aprendendo a patinar. A entrada é gratuita.
7) Emera Oval – Halifax, Nova Escócia

O Emera Oval foi construído para a edição de 2011 dos Jogos de Inverno. O local caiu no gosto dos moradores de Halifax e a cidade decidiu mantê-lo. Os iniciantes podem participar de aulas de patinação na pista. Patins e capacetes são disponibilizados gratuitamente.
8) Harbourfront Natrel Rink – Toronto, Ontário

Mais conhecida como “Pista de Patinação do Harbourfront”, a Harbourfront Natrel Rink fica localizada às margens do Lago Ontário, pertinho da CN Tower – mais famoso ponto turístico de Toronto. Aos sábados, entre 8pm e 11pm, DJs transformam a pista de patinação em uma festa. Quem está começando a patinar pode ter aulas no local. A entrada é gratuita e é possível alugar patins.
9) Cameco Meewasin Skating Rink – Saskatoon, Saskatchewan

Localizado no Kiwanis Park, no centro de Saskatoon, a pista de patinação Cameco Meewasin é bastante conhecida pelos moradores da cidade. O local tem vista para o histórico hotel Delta Bessborough. A entrada é gratuita. Em 2006 leitores da revista “Reader’s Digest” elegeram essa pista de patinação como a melhor a céu aberto no Canadá.
10) The Forks River Trail – Winnipeg, Manitoba

Winnipeg é um prato cheio para os amantes da patinação no gelo. A área conhecida como “The Forks”- onde Assiniboine e Red River se encontram – é uma das mais famosas na região e fica no centro da cidade. A entrada é gratuita. A abertura da pista, que depende da quantidade de gelo formada no rio, normalmente acontece no final de Janeiro. Patins podem ser alugados no local.
Outras pistas que valem a pena ser visitadas são: Greenwood Park (Toronto, Ontário); Beaver Lake e Olympic Park (Montreal, Quebec); The Assini Boine (Winnipeg, Manitoba); Robson Square (Vancouver, Colúmbia Britânica) e Hawrelak Park (Edmonton, Alberta).