Canadá – Top10: As melhores pistas de patinação do Canadá

As baixas temperaturas não são desculpas para o tédio.

por Maya Gasparoto

Pelo contrário, o rigoroso inverno canadense pode sim ter muita diversão. Patinar no gelo é uma das atividades favoritas nesta época do ano e agrada à família toda. No Top 10 desta edição, uma lista com as melhores pistas de patinação de leste a oeste. Portanto, pegue os patins e bom divertimento! Não tem patins? Não se preocupe! Você pode alugá-los na maioria das pistas citadas:

1) Rideau Canal Skateway – Ottawa, Ontário

O Rideau Canal Skateway é considerada pelo Guinness a maior pista natural de patinação do mundo. Créditos: Maya Gasparoto.
O Rideau Canal Skateway é considerada pelo Guinness a maior pista natural de patinação do mundo. Credit: Maya Gasparoto.
Advertisement | Anúncio

O Rideau Canal se congela durante o inverno e parte se transforma no Rideau Canal Skateway – maior pista natural de patinação do mundo de acordo com o Guinness. Lanchonetes e restaurantes de comida rápida, incluindo o famoso Beaver Tails, estão localizados às margens da pista de 7.8 km. Há sempre gente patinando durante o dia e à noite. Muitos moradores de Ottawa utilizam o local para se locomover. É comum ver pessoas em seus uniformes escolares e em trajes de trabalho com patins. A entrada é gratuita.

O Canal Rideau tem aproximadamente 200 quilômetros de extensão e liga Ottawa à Kingston. Construído no Século 19, tinha como objetivo proteger o Canadá de um possível ataque dos Estados Unidos. Em 2007 o Canal Rideau foi tombado como Patrimônio Mundial da Unesco.

Mapa da pista de patinação do Rideau Canal, em Ottawa.
Mapa da pista de patinação do Rideau Canal, em Ottawa.

2) Nathan Philips Square  – Toronto, Ontário

A pista de patinação da praça Nathan Philips é uma das mais populares em Toronto. Crédito: Maya Gasparoto
A pista de patinação da praça Nathan Philips é uma das mais populares em Toronto. Credit: Maya Gasparoto

Localizada no coração de Toronto, no cruzamento da Bay Street com a Queen Street, Nathan Philips Square é um dos locais mais visitados. A praça é rodeada pela antiga prefeitura que hoje funciona como tribunal, pela atual prefeitura e pelo shopping Eaton Centre. A pista de patinação está sempre cheia e não é a mais indicada para quem está aprendendo a patinar. A entrada é gratuita e patins podem ser alugados no local.

3) Beaver Lake – Montreal, Quebec

Credit: mtlblog.com
Credit: mtlblog.com

A pista de patinação Beaver Lake está localizada no parque Mont Royal, na estilosa Montreal. A entrada é gratuita e é possivel alugar patins no local. A pista geralmente fica aberta entre dezembro e março, mas é o clima que define as datas de abertura. Diferentes estilos musicais são tocados diariamente.

4) Chateau Lake Louise – Lake Louise, Alberta

Foto crédito: hikebiketravel.com
Credit: hikebiketravel.com

A pequena cidade Lake Louise está localizada há 180 km de Calgary e faz parte do Parque Nacional Banff, patrimônio da Unesco. As montanhas cobertas de neve, o lago com água cor de esmeralda e o luxuoso hotel Chateau Lake Louise formam o cenário perfeito para patinação. Não é por menos que o local foi apontado como um dos mais bonitos em pesquisa realizada pela CNN.

5) Grouse Mountain – Vancouver, Colúmbia Britânica

Foto crédito: vancouverlookout.wordpress.com
Credit: vancouverlookout.wordpress.com

Os moradores de Vancouver tem a opção de patinar no alto da Grouse Mountain. A montanha é uma das principais atrações turísticas da cidade e possui uma badalada pista de patinação. O local recebe aproximadamente 1.2 milhões de visitantes anualmente. O acesso à pista é realizado por meio de gôndolas e está incluso no valor da entrada. O custo é de $43.95 para adultos, $39.95 para idosos, $24.95 para adolescentes entre 13 e 18 anos e $14.85 para crianças entre 5 e 12 anos.

6) The Loop – St John, Terra Nova e Labrador

Credit: somethingsaturdays.com
Credit: somethingsaturdays.com

A pista de patinação The Loop está localizada em um dos parques mais antigos de Terra Nova e Labrador, o Bannerman Park.  O local é um dos preferidos dos moradores de St. John e é ideal para quem está aprendendo a patinar. A entrada é gratuita.

7) Emera Oval – Halifax, Nova Escócia

Credit: novascotia.com
Credit: novascotia.com

O Emera Oval foi construído para a edição de 2011 dos Jogos de Inverno. O local caiu no gosto dos moradores de Halifax e a cidade decidiu mantê-lo. Os iniciantes podem participar de aulas de patinação na pista. Patins e capacetes são disponibilizados gratuitamente.

8) Harbourfront Natrel Rink – Toronto, Ontário

Credit: Harbourfront Centre
Credit: Harbourfront Centre

Mais conhecida como “Pista de Patinação do Harbourfront”, a Harbourfront Natrel Rink fica localizada às margens do Lago Ontário, pertinho da CN Tower – mais famoso ponto turístico de Toronto. Aos sábados, entre  8pm e 11pm, DJs transformam a pista de patinação em uma festa. Quem está começando a patinar pode ter aulas no local. A entrada é gratuita e é possível alugar patins.

9) Cameco Meewasin Skating Rink – Saskatoon, Saskatchewan

Credit: saskatoonsearchandrescue.org/
Credit: saskatoonsearchandrescue.org/

Localizado no Kiwanis Park, no centro de Saskatoon, a pista de patinação Cameco Meewasin é bastante conhecida pelos moradores da cidade. O local tem vista para o histórico hotel Delta Bessborough. A entrada é gratuita. Em 2006 leitores da revista “Reader’s Digest” elegeram essa pista de patinação como a melhor a céu aberto no Canadá.

10) The Forks River Trail – Winnipeg, Manitoba

Credit: stardustandbuttercup.com
Credit: stardustandbuttercup.com

Winnipeg é um prato cheio para os amantes da patinação no gelo. A área conhecida como “The Forks”- onde  Assiniboine e Red River se encontram – é uma das mais famosas na região e fica no centro da cidade.  A entrada é gratuita. A abertura da pista, que depende da quantidade de gelo formada no rio, normalmente acontece no final de Janeiro. Patins podem ser alugados no local.

Outras pistas que valem a pena ser visitadas são: Greenwood Park (Toronto, Ontário); Beaver Lake e Olympic Park (Montreal, Quebec); The Assini Boine (Winnipeg, Manitoba); Robson Square (Vancouver, Colúmbia Britânica) e Hawrelak Park (Edmonton, Alberta).

Advertisement