A cinquentona moderna.
Por Viviane Rosa
Cidade moderna e bem planejada. Assim é Brasília, capital federal e coração político dos brasileiros. Desenhada nas pranchetas do arquiteto Oscar Niemeyer, Brasília nasceu com uma arquitetura que subverteu conceitos e extravazou os limites clássicos de uma cidade. No ano do seu cinquentenário (2010), a capital da República foi lembrada pelo misticismo em torno de sua criação e pelo desenvolvimento e importância para a nação brasileira.

Com um projeto urbanístico único no mundo, a cidade plana com avenidas largas, foi projetada com quadras e setores para que a luminosidade natural e a linha do horizonte pudessem estar ao alcance dos olhos de todos. Edifícios residenciais têm no máximo seis andares e os monumentos e prédios públicos são envolvidos por amplos jardins, com uma imensa variedade de árvores e flores. A capital do Brasil tem ainda um dos melhores índices de qualidade de vida do país, oferecendo um ar mais puro por não ter indústrias pesadas ao redor.

Hospitaleiros, os brasilienses convivem com estrangeiros de mais de 84 países, que trabalham nas embaixadas de nações acreditadas ao Governo brasileiro. Toda essa diversidade que envolve a cosmopolita Brasília, faz dela uma grande provedora de turismo de negócios dentro do país, favorecendo também o desenvolvimento e qualidade da indústria hoteleira, gastronômica e de serviços.
Considerada pelos místicos a “terra prometida”, Brasília teria sido vislumbrada pelo padre italiano, Dom Bosco, em 1856. Prédios em forma de pirâmide, como o Teatro Nacional e o Templo da Boa Vontade, também lembram a antiguidade egípcia. Além disso, Brasília tem uma pluralidade religiosa intensa, são igrejas, santuários, mesquitas, espaços consagrados a mitos africanos, templos orientais e comunidades ecumênicas que abrigam mais de 1500 pessoas há mais de 30 anos.
Brasília já deu asas a muita imaginação, colocou a vida de muita gente nos eixos e mesmo com os deslizes na política, ainda faz os brasileiros acreditarem que é possível ver a cidade cinquentona passar a limpo sua história.