Café com Letras

0
679

Evento completa um ano de sucesso!

Por Solange Escosteguy Cardoso*

 

A artista plástica e Consulesa Solange Escosteguy Cardoso inovou quando, em parceria com o restaurante Cajú, criou o Café com Letras, um encontro cultural dos brasileiros que vivem em Toronto.

São palestras realizadas mensalmente que promovem os mais diversos debates e dicas úteis com o prazer de relembrar nosso país com o tradicional cafezinho brasileiro e o gostoso pão de queijo.

O Café com Letras começou silenciosamente há cerca de um ano, mas, para minha surpresa, cresceu e se consolidou rapidamente. Passaram pelo Café vários palestrantes da melhor qualidade, autênticos representantes da comunidade brasileira de Toronto: Guiomar Campbell, Danielle Lisboa, Wanja Nóbrega, Simone Bohn, Valéria Sales, Hudson Moura, Denise Gastaldo, Letícia Amaral….com tão boa companhia, passada e futura, também dei minha contribuição.

Os temas foram os mais variados: aromaterapia; música erudita; empreendedorismo; violência contra a mulher; o Português como língua de herança; o tropicalismo nas artes plásticas; cinema brasileiro; saúde; imigração e decoração.

Confesso que organizar esses encontros é um enorme prazer e se tornou a minha “menina dos olhos”. Acho que o sucesso do Café com Letras se deve aos palestrantes, aos temas que tratam da cultura brasileira, mas também ao fato de neles falarmos somente português. É nossa língua-mãe que faz nos sentirmos em casa, num ambiente gostoso e descontraído, bem ao nosso “jeitinho brasileiro de ser”. Os participantes, por sua vez, sempre interessados também na oportunidade de trocas de informações , transformaram o Café numa autêntica rede social.

Os encontros são abertos aos recém chegados, aos que têm mais de 40 anos de Canadá, aos jovens, aos menos jovens, aos homens e mulheres, empresários, professores, donas de casa, operários, artistas.

O sorriso brasileiro é o denominador comum.

*Solange Escosteguy Cardoso é artista plática e Consulesa do Brasil em Toronto.

Leia entrevista de Solange concedida para a Wave em 2010. Para mais informações sobre o Café com Letras, visite a página do evento.