Campos de Golfe no Brasil

59

18 Tacadas Rumo a um Turismo de Aventuras

Por Flávia Berredo de Menezes

Pela primeira vez em mais de 100 anos, o golfe, esporte que abrange 60 milhões de jogadores, homens e mulheres, em todo o mundo, voltará a ser esporte olímpico a partir das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Desde já, o Brasil é tido como um dos destinos prediletos de jogadores do mundo inteiro, devido às maravilhas que eles encontram não só nos campos de todo o país, como também na diversidade cultural e no lazer existentes em solo brasileiro.

O objetivo do golfe consiste em, em um campo aberto, sair do tee, local onde é dada a primeira tacada, e embocar a bola, no menor número de tacadas possível, em buracos posicionados em distâncias diferentes. O jogo normalmente é disputado em 18 buracos, em torneios que vão de um a quatro dias, sendo vencedor quem totalizar o percurso com o menor número de tacadas.

O Brasil possui aproximadamente 25 mil praticantes, dos quais 80% são homens. Desses, 10 mil jogadores possuem handicap, que é a pontuação utilizada para medir o aproveitamento de cada golfista, sendo subtraído do total de tacadas. Essa pontuação é usada para igualar dois jogadores de níveis diferentes. Um iniciante recebe handicap 40, enquanto que um profissional recebe handicap zero – e todos têm a possibilidade de praticar golfe em um dos 115 campos existentes no país.

De acordo com a Federação Paulista de Golfe, São Paulo representa 53% do esporte no Brasil, com 46 clubes filiados e cerca de 5 mil golfista com handicap, realizando, anualmente, 17 torneios.

Aos interessados, o portal da Confederação Brasileira de Golfe (http://www.cbg.com.br) oferece informações abrangentes ao público golfista que se programa para jogar no Brasil, facilitando ainda mais o turismo de golfe no país inteiro, já que vários torneios, de todos os níveis, podem ser encontrados através das ferramentas de pesquisa existentes nesse veículo de comunicação voltado aos amantes do esporte.

Além disso, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com o Google, lançou um canal brasileiro no YouTube para divulgar afazeres não só relacionados ao turismo no país, mas também ao esporte. O site www.youtube.com/visitbrasil está no ar desde março do ano passado, e os golfistas canadenses que pretendem se aventurar no país tropical podem usar a ferramenta para tomar conhecimento de atividades enriquecedoras que vão além dos campos de golfe. Ao acessar a página, o turista deve responder a apenas quatro perguntas: quando virá ao Brasil, por quantos dias, com quem e qual seu interesse (compras, diversão, esportes, praia, natureza ou cultura). A partir daí, a ferramenta disponibiliza ao internauta uma lista de destinos e atrações. Um encanto para os canadenses que pensam em fugir do frio local para curtir as alegrias de um paraíso tropical!