Canadá recebe novo embaixador do Brasil

0
593

O subsecretário de assuntos políticos do Ministério das Relações Exteriores, Piragibe Santos Tarragô, acaba de assumir o cargo de embaixador do Brasil no Canadá.

Piragibe Santos Tarragô, o novo embaixador do Brasil no Canadá.

Tarragô foi aprovado pela Comissão do Senado, no dia 25 de novembro de 2010, mas somente no final de janeiro chegou a Ottawa. Gaúcho, nascido em Santiago no Rio Grande do Sul, o novo Embaixador já tem mais 35 anos de experiência no Itamaraty. A seguir, leia a entrevista de Tarragô concedida à equipe da Wave.

Qual foi a sua trajetória até chegar a Embaixada do Brasil no Canadá?
Tarragô – Servi diversas embaixadas como a de Moçambique, Nova Iorque, Ottawa, Genebra, Caracas e Londres. Nesse tempo tive também várias passagens por Brasília, em diferentes áreas. Essa será minha segunda vez em Ottawa, a primeira foi entre 1983 e 1985, atuando como primeiro-secretário.

Qual é exatamente a função de um embaixador? Em que se diferencia do cônsul?
Tarragô – O embaixador em Ottawa é o representante do presidente da república junto ao governo canadense. Toda comunicação que o governo brasileiro desejar enviar ou receber do Canadá, passa pelos embaixadores. O embaixador auxilia, estimula e incrementa as relações entre os países, de forma que haja benefícios para ambos os países, em diferentes áreas como a comercial, cultural, científica e tecnológica, política, na área de cooperação em geral, turismo, etc.
Já os consulados atuam mais próximos às comunidades de brasileiros no Canadá, dando apoio à sua estadia ou permanência no país, para que tenham toda assistência, recebam documentos necessários e mantenham contatos com o Brasil. Por isso, os consulados cuidam de passaportes, vistos, reconhecimento de certidões e firma.

Que tipo de situações exige a interferência e, ou, presença de um embaixador?
Tarragô – Por exemplo, a organização de uma visita do presidente brasileiro no Canadá, ou do primeiro ministro canadense ao Brasil. A embaixada estabelece os programas da visita, os contatos, agenda de encontros e temas a serem tratados. No plano político, se eventualmente houver interesse das duas partes de discutir algum tema internacional, a embaixada também funciona para estabelecer esse contato.

Como o senhor vê a evolução da parceria estratégica entre o Canadá e o Brasil?
Tarragô – Eu acho que há uma disposição positiva dos dois governos para avançar com essa parceria estratégica. Foi criado um diálogo para termos essa parceria, ou seja, temos um canal aberto para discutir os interesses de ambos os países.

Atualmente, com a mudança de presidente, existe alguma mudança no planejamento com relação a Brasil x Canadá?
Tarragô – O governo da presidente Dilma vai dar continuidade ao governo Lula, pois ambos têm o mesmo partido, linha política e visão de mundo. Ainda não houve manifestações sobre novos planos e metas para a política externa do governo Dilma Rousseff, mas acredito que não haverá mudanças.

Gostaria de promover mais eventos culturais brasileiros e melhorar a nossa venda de produtos.

Quais os principais desafios que enfrentará como novo embaixador do Brasil, no Canadá?
Tarragô – Há muito o que fazer na área comercial e cultural. Gostaria de promover mais eventos culturais brasileiros e melhorar a nossa venda de produtos. O Turismo é outra área importante, gostaria de despertar mais o interesse dos canadenses em viajar para o Brasil. Enfim, na área educacional, também podemos melhorar o intercâmbio entre as universidades canadenses e brasileiras. Na área de cooperação com terceiros países, gostaríamos de desenvolver com o Canadá, por exemplo, projetos em conjunto para ajudar o Haiti e acabar com o sofrimento daquele povo. Há uma série de áreas que podemos trabalhar e não deixa de ser um grande desafio!

Por favor, fique à vontade para mandar um recado à comunidade brasileira no Canadá.
Tarragô – Eu gostaria de saudar a comunidade brasileira no Canadá e manifestar a minha disposição em ter um estreito contato com os representantes da comunidade. As portas da embaixada brasileira em Ottawa estarão abertas para recebê-los e poderemos discutir muitos assuntos. Sou uma pessoa aberta para ouvir sugestões para aprimorarmos ainda mais a boa relação entre o Brasil e o Canadá.

[typography font=”Nobile” size=”18″ size_format=”px”] Link[/typography]

Embaixada do Brasil em Ottawa