Cem anos de sobe-desce

0
7

Bondinho do Pão de Açúcar.

 Por Lucas Moretzsohn

No dia 27 de outubro, um dos mais famosos cartões postais do Rio de Janeiro, o bondinho do Pão de Açúcar completou seu 100º aniversário. Inaugurado em 1912, é considerado um marco no turismo brasileiro, pois foi o primeiro teleférico instalado no país e o terceiro no mundo. O caminho percorrido pelo bondinho é composto por dois trechos. O primeiro liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, e o segundo, o Morro da Urca ao pico do Pão de Açúcar. Sua história, no entanto, começa dois anos antes, em 1910, quando o engenheiro brasileiro Augusto Ferreira Ramos fundou a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, responsável pela construção do ponto turístico mais famoso do Rio de Janeiro.

Durante a obra, operários brasileiros e portugueses realizavam perigosas escaladas para instalar os materiais. Equipes especialmente treinadas foram responsáveis pela instalação dos cabos de sustentação do bondinho. A segunda parte do trajeto entrou em circulação meses depois, em 18 de janeiro de 1913.

Fonte: bondinho.com.br

Quando inaugurado, o bonde era feito de madeira. Tinha capacidade para somente 17 pessoas e cada viagem durava cerca de seis minutos a uma velocidade de 2m/s em ambos os trechos.

Hoje, o bondinho comporta 65 passageiros por viagem e alcança a velocidade de 6m/s no primeiro trecho e 10m/s no segundo. O tempo do passeio reduziu-se, então, para três minutos a cada trecho. Além disso, as laterais dos bondes atuais são totalmente transparentes, o que permite aos passageiros apreciar diversas paisagens famosas do Rio, como as praias de Botafogo, Flamengo, Copacabana, Ipanema; a Pedra da Gávea e o Corcovado com o Cristo Redentor no topo.

São 100 anos de sobe-desce, vai-vem. Cem anos levando pessoas para ver a Cidade Maravilhosa por outro ângulo: afastado, porém encantador.

Curiosidade

O Bondinho do Pão de Açucar foi cenário do filme de Hollywood, 007 Contra o Foguete da Morte no ano de 1979. Com cenas eletrizantes, James Bond, interpretado na época pelo ator Roger Moore, se equilibra nos cabos de aço a mais de 500 metros de altura e derrota seu famoso inimigo, Jaws, o Dentes de Aço, o aprisionando dentro do bondinho em movimento.

Reveillon 2013

A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açucar está organizando um Reveillon especial para comemorar o centenário do bondinho, para mais informações entre no site oficial bondinho.com.br