Como organizar seu lar, e consequentemente sua vida

0
397

Uma boa pergunta pra começar este artigo é: você vive ou acumula?

A resposta muitas vezes não é tão fácil como se imagina.

Decluttering

Por Christian Pedersen

A nossa vida é cheia de transições, como a paternidade (ou maternidade), casamento, divórcio, morte, aposentadoria, problemas crônicos de saúde, acidentes, mudanças de carreira e também de lar. Todo mundo sabe o quanto o processo de mudança ou simplesmente a organização de um espaço pode ser cansativo e estressante, principalmente na realização de que acumulamos muita coisa ao longo dos anos e não sabemos como fazer ou por onde começar um downsizing ou um decluttering.

A boa notícia é que existem especialistas em organização do lar, como Brad Borg. Ele e sua irmã Cathy, após ajudarem amigos e conhecidos (e até a eles mesmos), resolveram abrir um negócio e fazer profissionalmente.

A Wave conversou com Brad sobre como desacumular nossos lares, e consequentemente, nossas vidas.

Segundo ele, muitas pessoas não sabem como ou onde começar quando se trata de decluttering ou downsizing, “às vezes precisamos de uma pessoa objetiva para nos ajudar a tomar decisões sobre o que se desfazer e o que manter; bem como a forma de se desfazer de itens indesejados.”

Cinco dicas simples para você se organizar

  1. Faça a tarefa mais detestável primeiro – “Lide com o ponto que te enlouqueça mais. Você diminuirá a ansiedade e aumentar a motivação”;
  2. Siga rotinas – “Faça a mesma coisa da mesma maneira, tipo coloque suas chaves no mesmo lugar, suas sacolas em um só lugar, etc.”;
  3. Coloque o que você gosta com as coisas que você gosta – “Isto reduzirá o tempo de indecisões e caos.”;
  4. Tire as coisas do chão – “Evite confusão visual e não use o piso para armazenamento.”;
  5. Seja decisivo e tome medidas – Se você não quer mais, não precisa e não gosta daquele objeto, então livre-se dele.

Downsizing X Decluttering

Downsizing é quando se muda de uma casa ou apartamento grande para uma menor. Mobílias e bens precisam ser editados usando critérios como ter o tamanho correto ou se combinarão com o novo ambiente.
Decluttering é limpar o seu espaço atual de um acúmulo de anos de coisas que são desnecessárias, não utilizadas ou sem valor sentimental algum. Em outras palavras, se livrar de bens que tornam o seu espaço de vida confuso, desordenado, desnecessariamente complicado e frustrante para que a paz, equilíbrio e harmonia possam ser restaurados em seu lar.

Como iniciar um downsizing

Segundo Brad, antes de mais nada, faça um passeio pela sua residência, e pergunte a se mesmo as seguintes questões:

  • Será que este item realmente se encaixa no meu novo lar?
  • Será que combina com a decoração da minha casa nova?
  • É algo que eu realmente quero manter ou estou segurando por um sentimento de culpa por ter sido um presente ou porque eu paguei muito por isso?
  • É um item antigo ou eu deveria tê-lo substituído anos atrás?
  • Isto é algo que eu não uso há cinco anos?
  • Será que posso vender isso facilmente em uma venda de garagem ou on-line?

Decluttering

Brad Borg, da In and Out Organizing. - Photo: Eric Major
Brad Borg, da In and Out Organizing. – Photo: Eric Major

De acordo com o Brad, concentrar-se nas áreas que causam mais problemas em sua vida torna-se mais fácil trabalhar com esses desafios, “Quando você olha para o que é incômodo, descobre o que precisa limpar, seja criando um sistema de organização simples, um cronograma de manutenção, contratando ajuda, ou apenas escrevendo tudo e priorizando. “ – diz o organizador.

  1. Use apenas um local pra anotar tudo. Mantenha o controle por data;
  2. Defina algumas metas para cada dia em sua lista de afazeres. Mantenha uma lista de coisas a fazer;
  3. Agrupe coisas perto de onde serão usadas;
  4. Divida os seus projetos em tarefas gerenciáveis;
  5. Crie um sistema de cronograma que funcione para você.

Mudança

Todo o brasileiro residente no Canadá, por exemplo, tem em comum o fato de que todos tiveram que mudar de seu país de origem para morar aqui.

De acordo com Brad, mudar seus pertences para o Canadá não precisa ser muito estressante, se você planejar bem,  “Existem empresas especializadas em realocação internacional, por isso não deixe de verificar esses Prós se precisar de ajuda. Existem algumas orientações gerais que podem ajudar a começar a planear a sua mudança para o Canadá.” – conta.

  1. Certifique-se do orçamento para os custos de transporte e outras despesas relacionadas com a sua mudança;
  2. Considere que pode ser mais econômico comprar itens em seu local de destino do que enviá-los. Em particular, se você comprar móveis e eletrodomésticos em sua nova casa, isso irá reduzir os custos de transporte e você também evitará problemas com sistemas elétricos incompatíveis elétricos para eletrodomésticos, iluminação, televisores, etc;
  3. Envie pequenos itens, aqueles que são úteis e que seriam caros para substituir;
  4. Traga alguns itens que têm significado especial para você, mesmo se eles sejam um pouco caros para enviar. Fotos, pinturas e decorações favoritas irão aliviar o ajuste para sua nova casa e fazer o seu espaço mais agradável e acolhedor.

De acordo com o especialista em organização, ser organizado permite que a pessoa seja mais tranquila e, portanto, mais produtiva, “quando não há distrações ao seu redor, sua mente fica mais clara e você pode tomar medidas para criar o ambiente em que você deseja viver.“ – diz.