Descobrindo o Espírito Santo

0
12

Com temperaturas médias anuais em torno de 23C, o estado brasileiro é um dos destinos turísticos mais populares no Brasil.

Por Renata Solano

O Espírito Santo é um dos estados com maior número de atrações para os turistas do Brasil e do mundo. E não é para menos! Com mais de 3,4 milhões de habitantes, 78 municípios e uma área total de mais de 46 mil quilômetros quadrados, a oferta de atividades e paisagens é enorme. O estado capixaba tem como cenário espetaculares belezas naturais tais como, serras, rios, praias, lagos e florestas.

Os principais destinos turísticos do estado são as cidades Afonso Cláudio (turismo rural), Anchieta (campismo, mergulho e praias), Aracruz (campismo e praias), Conceição da Barra (campismo, ecoturismo, praias), Domingos Martins (ecoturismo, turismo rural), Fundão (praias), Guarapari (campismo, ecoturismo, ilhas, mergulho, praias, turismo rural), Itapemirim (campismo, ilhas, praias), Linhares (campismo, ecoturismo, praias, turismo rural), Marataízes (praias), Piuma (campismo, ilhas, praias), São Mateus (campismo, ecoturismo, praias), Serra (praias, turismo rural), Vila Velha (praias, turismo rural) e a capital, Vitória (praias).

Com cerca de 40% do território na costa litorânea, o Espírito Santo possui um dos maiores complexos portuários da América do Sul, incluindo os portos de Vitória, Tubarão, Vila Velha, Praia Mole, Ubu e Barra do Riacho. A linda costa capixaba oferece aos visitantes opções de praias e ilhas paradisíacas, com águas que variam entre os mais diferentes tons de azul e de verde. Além das mais diversas praias, o estado ainda possui importantes rios, o Rio Doce é o mais importante; nasce no estado de Minas Gerais e tem 944 km de extensão.

O Espírito Santo também é conhecido por possuir diversos locais que servem para armazenamento dos ovos de tartarugas-marinhas. No estado, existe um projeto conservacionista, o TAMAR, dedicado à preservação de espécies de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. São sete os municípios bases do projeto no estado: Itaunas, Guriri, Pontal do Ipiranga, Povoação, Vila de Regência, Ilha da Trindade e Anchieta. O monitoramento das praias, realizados pelas equipes do Projeto TAMAR, normalmente são realizados entre os meses de setembro e março, que correspondem ao fim do período reprodutivo dessa espécie.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, e do governo do estado, percebemos que os capixabas têm como principais grupos étnicos colonizadores os portugueses, holandeses, alemães e italianos.

Por isso, a cultura do estado sofre forte influência desse povo, o que significa uma variação infinita de manifestações culturais e de festas singulares. Em Itapemirim, acontece a tradicional Festa do Atum e do Dourado, sendo uma das principais festas da cultura pesqueira do Brasil, como também, o Festival de Frutos do Mar Capixaba, do distrito de Itaipava.

No município de Castelo, ha também a tradicional festa de Corpus Christi, realizada entre os meses de maio e junho, onde são confeccionados tapetes artesanais com vários quadros e desenhos de inspiração religiosa. Os tapetes são preparados, basicamente, com flores, serragem colorida e grãos.

Outro importante evento do Espírito Santo acontece em Colatina; o evento reúne pessoas de todo o Brasil, que se vestem de forma inusitada para ouvir, cantar e dançar músicas com letras provocativas e ridículas. Além disso, há o Festival de Alegre, na cidade de que dá o nome ao festival. Trata-se de um importante evento do cenário musical nacional, que reúne as maiores e mais populares bandas brasileiras e às vezes, até bandas internacionais. Os maiores eventos na região serrana são o Festival de Inverno de Domingos Martins e a Festa do Vinho.

Há também várias outras manifestações culturais importantes, como a Festa da Penha, que é a maior festa religiosa do estado e reúne cerca de 900 mil fiéis durante a Semana Santa, no Convento da Penha em Vila Velha. Durante este período, são celebradas muitas missas e romarias.

Além das mais diversas atrações turísticas, o Espírito Santo tem uma culinária bem específica. As mais famosas atrações gastronômicas do estado são a moqueca de camarão capixaba, a moqueca de peixe capixaba, o pirão, a caranguejada, a casquinha de siri e a torta capixaba.

Não perca tempo, marque logo uma visita ao Espírito Santo e aproveite a sua viagem!

[typography font=”Nobile” size=”24″ size_format=”px”] Plus[/typography]

Videos promocionais da SETUR – Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo.

[typography font=”Nobile” size=”18″ size_format=”px”] Link[/typography]

Descubra o Espírito Santo