16ª edição do BrazilFest é neste 21 de Julho

0
343

Por Press Release

Foto: Facebook.com/TorontoBrazilFest

Para marcar o verão em Toronto, acontece no próximo dia 21 de julho a 16ª edição do Toronto International BrazilFest, o maior evento focado em fortalecer a cultura do Brasil na maior e mais populosa cidade do Canadá.

Apesar de ser uma ocasião que atrai muitos brasileiros que estão longe das terras canarinhas, a festa também recebe pessoas de diversas culturas, como portugueses, filipinos, mexicanos, asiáticos e, claro, canadenses que são atraídos pela dança, música, comida e bebida brasileira. “Essa é uma oportunidade de mostrarmos e fortalecer a imagem do nosso país, que é tão grande e rico culturalmente”, analisa Arilda De Oliveira, organizadora do BrazilFest.

Programação

Nessa edição o BrazilFest apresentará mais uma vez cerca de 12 horas de shows e apresentações variadas no Earlscourt Park (1595 St. Clair Ave West). E entre as atrações já confirmadas, estão: DJ Simba, Bravo Kids, Arua Brazilian Dance, Angela Turone, Elaine Gonçalves & Band, Capoeira Males, Aline Maly, Stefanie, Trinity House, Luanna Brito, Eduarda / Bravo Dance, Tozuka, Dance Migration Company, Samba Squad.

*As bandas a se apresentarem no palco do BrazilFest, assim como a sua ordem, podem ser alteradas a qualquer momento, de acordo com a necessidade dos organizadores.

Também haverá o esperado Beer Garden, vendendo ‘Caipirinha’ a partir do meio-dia e seguindo até às 22h.

Retrospectiva

No decorrer dos últimos 15 anos, o BrazilFest recebeu cerca de 30 mil pessoas por edição, que tiveram a oportunidade de conhecer parte da cultura brasileira através das centenas de músicos e artistas que se apresentaram no palco da atração. O espaço gastronômico é outro que se destaca ao longo dos anos, oferecendo deliciosas opções que representaram, com certeza, cantinhos especiais de cada região do Brasil.

BrazilFest em 2018

E, para celebrar todos esses anos de evento, conversamos com figuras primordiais que ajudaram a construir essa história do Brasil nas terras geladas desse lado do continente norteamericano e que tornaram possível a realização do BrazilFest.

Pois essa é uma iniciativa toda feita através de pessoas que doam o seu tempo para fazê-lo. E são muitas as posições ocupadas por esses voluntários unidos pelo objetivo de difundir a cultura brasileira. E é por causa delas e do público que prestigia o BrazilFest, que ele existe e se torna possível no decorrer dos anos.

A cara do BrazilFest

Arilda De Oliveira e Antonio G. Scisci (à direita) com o então Prefeito de Toronto Rob Ford – Foto: Eric Major (2014)

As primeiras dessas pessoas são os idealizadores Arilda De Oliveira e Antonio G. Scisci. Arilda já está no Canadá há 33 anos e aqui estabeleceu sua família e negócios, e Antonio G. Scisci se dedicou para a comunidade brasileira de Toronto por 25 anos e 11 deles com o Festival (até 2014).

Arilda comandando o BrazilFest em 2018 – Foto: Facebook.com/BrazilFest

Arilda conta que vive o evento do ano que vem assim que o corrente acaba. “O BrazilFest está vivo o ano inteiro, estamos sempre em contato com pessoas para fazer com que ele seja possível no ano seguinte”, revela. Ela conta ainda que toda essa trajetória só foi possível devido a esses parceiros que acreditam nessa ideia de que é preciso valorizar o local de onde viemos. “É o caso do nosso patrocinador, ‘Obrigado’, uma empresa baiana que está desbravando o mercado canadense e é uma grande alegria tê-la conosco, com uma ação tão especial”, diz.

Ricardo Zandonai é músico e lidera a banda Tozuka. Esse ano, é a segunda vez deles no palco do Festival e Ricardo revela que espera essa oportunidade para se reconectar com as pessoas da sua terra natal. “A energia do público brasileiro é incrível, e tocar no BrazilFest me faz resgatar a emoção de tocar para eles”, conta.

Thais Santos, produtora de eventos, é a voluntaria mais antiga, já faz parte do evento há 13 anos. “Eu fui ao Brazil Fest em 2005, assim que cheguei para morar em Toronto e me apaixonei. Então, pensei: preciso fazer parte disso”, relembra. Thais conta ainda que no ano seguinte já estava na equipe e, desde então, fez parte de todas as edições. Atualmente, Thais coordena o palco do BrazilFest.

Mas nem só de brasileiros é montado o time de voluntários que realizam o evento que representa o Brasil em Toronto. Além de muitos estudantes internacionais que usam a experiência de trabalho em seus currículos, vindos da parceria do BrazilFest com a George Brown College, há também profissionais que se envolvem com a atração. É o caso do advogado jamaicano Ramon Petgrave, que já é voluntário desde 2012. “Eu amo o Brasil e pretendo em breve conhecer esse país e, por isso, participo do evento, pois é uma forma de estar em contato com a sua cultura e pessoas”, diz.

Patrocinadores

Além do patrocínio principal da marca de água de coco, ‘Obrigado’, o BrazilFest recebe todo ano o apoio e confiança de empresários locais brasileiros e portugueses que são, com toda a certeza, responsáveis pelo sucesso contínuo do evento, já que tornam possível a sua realização, são eles: Cachaça Pitú, Brasil Remittance, Br4trade, Forno de Minas, Native Berries, Trinity House, ACS, além da imprensa portuguesa e brasileira em Toronto.

Serviço

  • Quando: Domingo, 21 de Julho / 11:00 am – 11:00 pm
  • Onde: Earlscourt Park – 1995 St. Clair Ave. West, Toronto, ON M6E 1C5
  • Quanto: Free
  • More info: brazilfest.ca

Atualizado 12/07/19 – 11:36 pm