Documentário sobre escritora/poeta Therezinha Kennedy foi lançado online

1
144
Therezinha durante a gravação do documentário

“Palavras Amorosas” é um documentário poético sobre a escritora brasileiro-canadense Therezinha Kennedy, residente em Edmonton, na província de Alberta. Therezinha tem 83 anos de idade e trinta anos de história no Canadá, recheada de alegria, amigos, arte e poesia…um modelo e inspiração para todos os que convivem com ela.

Dirigido por Julio Munhoz e produzido por Giovana Bervian, o filme seria lançado com uma festa de lançamento, mas teve que ser adiada por conta da pandemia do coronavírus, e eles então resolveram lançar online.

O documentário estará disponível ao público nesta segunda-feira, 13 de abril de 2020, na plataforma Vimeo. Atualização: link no fim da matéria!

Sinopse

“Palavras Amorosas” é uma história de amizade e a capacidade de sempre ver a vida como uma fonte ilimitada de possibilidades.

Baseado na leitura de poemas e em impressões pessoais apaixonadas e honestas, a narrativa do filme combina imagens naturais vibrantes e movimentos de câmera que dançam com palavras, frases, parágrafos e sentenças coloridas.

Observando o ritmo de seus passos, nosso filme segue a vida inspiradora de Therezinha e sua poesia, memórias de um Rio de Janeiro tropical e de Edmonton no Canadá, e o seu contínuo impulso em explorar o mundo e compreender a natureza humana.

Conversa com o diretor

Julio com Therezinha

A WAVE conversou com Julio Munhoz, diretor do documentário.

Wave – Como surgiu a idéia de fazer o documentário? Pq a Therezinha?

Julio – O documentário surgiu como parte de um projeto maior nosso chamado “Family Docs”, onde desenvolvemos e produzimos filmes documentários sobre histórias de pessoas em um contexto de família ou comunidade. 

A Therezinha mora e desenvolve seu trabalho literário em Edmonton há mais de 25 anos, e já teve seus trabalhos publicados não apenas em livros, mas em exposições, pelo sistema de bibliotecas, e até no sistema de transporte da cidade. 

Por não ter familiares morando em Edmonton, seus amigos e a própria comunidade representam o seu contorno familiar e afetivo. Ela é muito querida por todos!

Wave – Como foi trabalhar com a Therezinha?

Julio –Trabalhar com a Therezinha é sempre um prazer. O otimismo e determinação dela são uma constante fonte de inspiração. Ela é também uma artista, e, portanto, curiosa e aberta a experimentações de linguagem e interpretação. Todos nos divertimos muito!

Wave – Qual foi o maior desafio da produção e realização do documentário?

Julio – Tivemos algumas cenas que se propunham a explorar um pouco os limites da narrativa fílmica, como por exemplo uma sequência em que ela declama um de seus poemas diretamente para a câmera, em um movimento circular contínuo, numa dança interativa entre ela e a câmera. Não sabíamos se daria certo, havia complexidades técnicas e também uma certa interação física. A única pessoa que não duvidou que daria certo foi a própria Therezinha. E adivinhe: é uma das cenas mais interessantes do filme!

Wave – Por que decidiram postar o documentário online?

Julio – Havíamos planejado o lançamento do filme em abril para o público de maneira tradicional, com projeção e confraternização. Com o advento da crise atual e isolamento social, concluímos que a melhor opção seria olhar o momento positivamente e lançar o filme online!

Wave – Próximos projetos?

Julio – Sempre temos vários projetos que muito nos motivam em nossa aventura de produção de filmes independentes. Os ‘Family Docs’ são incríveis, e planejamos continuar produzindo mais filmes para este projeto. 

Pretendemos também em breve aproveitar mais um dos talentos de nossa produtora Giovana Bervian, que além de musicista é também PhD em biologia, e assim começarmos uma série sobre ecologia e meio-ambiente. 


Atualização – 13/04/2020

O documentário foi lançado nesta segunda-feira, e voce pode conferir abaixo!

"Loving Words"/ "Palavras Amorosas" from Julio Munhoz on Vimeo.

De quebra, um bônus. Aqui um pequeno making-of mostrando um pouco das gravações:

'Loving Words'/ 'Palavras Amorosas' (making-of) from Julio Munhoz on Vimeo.

Arquivo WAVE

Em 2018, a Wave publicou uma entrevista com Julio Munhoz e Giovana Bervian quando lançaram o álbum A Cor Dar. Assista no link https://bit.ly/2JWxSeL

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei muito de assirtir o trailer…fiquei com a sensação de quero ver mais!!! Que trabalho lindo, adorei! Muito interessante documentários assim, vou querer fazer sobre nossa família. Gratidão. Um abraço
    Parabéns pela iniciativa Júlio Munhoz, Giovanna e Therezinha, a Estrela do filme…linda!

Comments are closed.