Eleições Brasil 2014

0
490

por Luciana Saade

Nesse domingo, dia 05 de Outubro de 2014, acontece o 1° turno das eleições para governador, deputados estaduais e federais, senadores e presidente no Brasil. Brasileiros moradores no exterior, que transferiram o título para o seu novo domílicio eleitoral, poderão votar apenas para presidente.
Em Toronto, a votação acontece no Consulado-Geral Brasileiro e para votar basta apresentar documento Brasileiro oficial com foto como carteira de identidade brasileira, passaporte brasileiro, carteira de trabalho, carteira de reservista militar e carteira nacional de habilitação.
Toronto possui mais de 5,300 eleitores cadastrados, divididos em 13 sessões. Juntamente com os funcionários do consulado essas eleições contarão com com 25 voluntários de apoio, que estão entregando Títulos de eleitores para cidadões que pediram transferência de seu título mas ainda não os buscaram no Consulado, e 52 outros voluntários que estarão auxiliando eleitores como mesários, secretários e presidentes de mesa, totalizando uma equipe de 89 pessoas.
Quem não tranfêriu seu título para a sessão 001, domicílio eleitoral de Toronto, ou não puder comparecer ao Consulado no dia 05 de Outubro terá até 60 dias para justificar seu voto perante a Justiça Eleitoral.
O eleitor inscrito no exterior deverá encaminhar sua justificativa ao Juiz da 1ª ZE/ZZ (Zona Eleitoral do Exterior). O Consulado também receberá justificativas, mas recomenda que o cidadão as envie diretamente ao Juíz, pelos corrêios.
O eleitor inscrito no Brasil deverá entregar pessoalmente ou pelo corrêio ao Cartório Eleitoral do município que está inscrito no Prazo de 60 dias apartir da data correspondente ao turno não votado ou 30 dias apartir de seu retorno ao Brasil.
Consulte o site do Consulado (http://toronto.itamaraty.gov.br/) e o site do Tribunal Superior Eleitoral ( http://www.tse.jus.br) para mais informações.
Todos devem votar ou justificar no 1° turno e no 2° turno (se o primeiro turno nçao for conclusivo – um candidato totalizar mais de 50% dos votos válidos). O 2° turno, se houver, acontece no domingo, dia 26 de Outubro de 2014.