Está preparado para o PrEP?

0
1027

No Canadá, o PrEP é apenas acessível por sistemas privados de saúde.

Por Fabio Zoppa*

Em maio, o Ministério da Saúde anunciou que disponibilizará o PrEP (profilaxia pré-exposição) para populações em alto risco de infecção do HIV, como profissionais do sexo, casais sorodiscordantes (quando um tem o vírus e o outro não), pessoas transgêneras e homens que se identificam como gays ou bissexuais. O PrEP consiste no uso diário do medicamento Truvada – o mesmo utilizado por pessoas vivendo com HIV , e será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Brasil é um dos primeiros países no mundo, e o primeiro na América Latina, a adotar essa estratégia preventiva. O uso do PrEP, no entanto, deve ser aliado a outras medidas preventivas, como o uso de camisinha, testes periódicos de HIV e o tratamento de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), que geralmente aumentam o risco de infecção do HIV.

No Canadá, o PrEP é apenas acessível por sistemas privados de saúde, no momento. O ACT – AIDS Committee of Toronto lançou em junho uma campanha com mais informações sobre o acesso ao medicamento. Se você é residente permanente e mora na província de Ontario, acesse HIVnow.ca e saiba mais!


*Fabio Zoppa is the Portuguese-Speaking Men’s Outreach Coordinator of ACT.

Advertisement