Moda – Estilista brasileiro é destaque no Canadá

0
558

O estilista brasileiro João Paulo Guedes foi o vencedor do EMDA – Emerging Menswear Design Award Competition, competição que tinha como objetivo descobrir jovens estilistas especializados em moda masculina no Canadá. O concurso era parte do TOM* (Toronto Men’s Fashion Week), Semana de Moda Masculina de Toronto, realizada entre os dias 12 e 14 de Agosto.

Por Maya Gasparoto

Guedes se inscreveu para a competição em Abril e no começo de Julho recebeu a notícia de que era um dos 5 finalistas. Ele teve 40 dias para fazer os 12 looks da coleção Primavera-Verão 2015.
joao paulo guedes - prints
O estilista brasileiro é famoso por suas estampas exclusivas. Na coleção apresentada durante o TOM* (Toronto Men’s Fashion Week), a inspiração veio da Índia. Fotografias e arquitetura mescladas deram origens às estampas. “As estampas da minha coleção foram criadas a partir da manipulação de imagens de templos indianos. A coleção é toda inspirada pela arquitetura indiana”. Entre os tecidos destacam-se seda indiana, algodão, couro e brocade.

Um dos prêmios recebidos é a oportunidade de ter seu próprio desfile na próxima edição do Tom, em fevereiro de 2015. A coleção será inspirada na arquitetura gótica.

Design sempre fez parte da vida do estilista. Ele trabalhava como designer gráfico em uma agência em Fortaleza. Quando perguntado sobre os estilistas que admira ele respondeu: Roberto Cavalli, Alexander Wang e Alexander McQueen.

Além de se concentrar em sua própria coleção, João Paulo Guedes trabalha em tempo integral na Canada Goose. Ele é responsável pelo controle de qualidade.

Estágio na Índia

Em 2013, enquanto estudava Fashion Design no George Brown, Guedes teve a chance de fazer um intercâmbio na Índia , onde pode trabalhar de perto com 2 grandes nomes da moda Indiana: Shantanu e Nikhil. João Paulo Guedes era o assistente dos estilistas. Durante 2 meses, ele teve a chance de criar looks para o Indian Bridal Fashion Week (importante Semana de Moda dedicada exclusivamente às noivas); desenhou uniformes para o restaurante de um famoso chef Inglês e participou de um anúncio impresso para a Vogue Índia.

Guedes teve a oportunidade de permanecer na Índia, mas preferiu voltar para o Canadá para trabalhar em seus projetos. Em Fevereiro deste ano, Shantanu e Nikhil realizaram um desfile em Toronto e Guedes foi o coordenador do evento.