Eurico – Jóquei Campeão

1
896

Determinação, disciplina e consistência. Essas são as principais características do jóquei brasileiro que recentemente venceu pela segunda vez a corrida de cavalos mais tradicional do Canadá – a Queen’s Plate.

By Sacha Vaz

Eurico Rosa da Silva, de 35 anos, nascido em Buri, no interior de São Paulo, foi cumprimentado pessoalmente pela Rainha Elizabeth II. “Foi um marco na minha vida, uma grande realização. Daqui a 20 anos, vou olhar para a foto e dizer: eu estive com a Rainha! Ela foi muito simpática comigo, disse que ficou impressionada porque viu que o meu cavalo largou na frente e ganhou a corrida, algo muito difícil de acontecer. Só quem entende de corrida de cavalo, sabe disso”, confessa Eurico.

Competir com um bom cavalo é como dirigir um bom carro. Um cavalo de corrida pode custar de dez mil a dez milhões de dólares. O grande responsável pela vitória de Eurico, na Queen’s Plate 2010, foi o cavalo Big Red Mike. “Eu diria que em uma corrida, a chance de ganhar depende do desenvolvimento de ambos: 80% do cavalo e 20% do jóquei. Graças a Deus, hoje eu monto nos cavalos dos melhores treinadores do Canadá”. Disse Eurico.

Há 13 anos longe do Brasil, Eurico morou por quatro anos em Macau, na China. Em 2003, ele visitou o Canadá pela primeira vez. Foi seu cunhado que o levou ao hipódromo de Toronto, o tradicional Woodbine Racetrack. Depois de descobrir toda a estrutura e apoio oferecido aos jóqueis, Eurico decidiu se mudar com sua esposa para o país em 2004. Desde então, vem desenvolvendo um excelente trabalho, com mais de 400 vitórias.

Ele cresceu na fazenda onde seus pais trabalhavam sempre muito próximos aos animais. Aos seis anos, Eurico montou em um cavalo pela primeira vez. Aos 12, já sabia o que queria ser – Jóquei. Apesar da preocupação de seus pais, pois ele já tinha quebrado os braços e três costelas montando, Eurico seguiu sua vida.

Photo: woodbineentertainment.com

Eurico conheceu Zeli Medeiros, quem o ensinou tudo sobre cavalos. Após quatro anos de dedicação, realizou o sonho de entrar na Escola de Preparação de Jóqueis, oferecida pelo Jockey Clube de São Paulo. No Brasil, é preciso conquistar 70 vitórias em um período de dois anos para se tornar um profissional. Eurico alcançou essa marca em 10 meses! E aos 17 anos se tornou jóquei profissional. Foi líder nas estatísticas dos aprendizes. Em seis anos no Brasil, Eurico ganhou mais de 500 corridas, entre elas, a grande Derby Paulista.

Segundo Eurico, quem sonha ser jóquei deve primeiro aprender a dar carinho e confiança aos cavalos. O treinamento é puxado e exige uma grande resistência física. São mais de seis horas por dia e seis vezes por semana de prática com os cavalos, além de condicionamento físico. “Tudo o que quero é paz, estar bem com minha família e focado no meu trabalho. Eu sinto alegria ao montar em um cavalo, eles me ensinam muito”, finaliza Eurico.

http://www.youtube.com/watch?v=5zgaYOWudYo

Confira o desempenho e estatísticas de Eurico na página oficial de Woodbine.

1 COMENTÁRIO

  1. Eurico, parabéns pelas vitórias e, principalmente, por sua lindíssima amizade com Alexandra.

Comments are closed.