Eventos brasileiros esquentam o verão canadense

por Samara Reis

Depois de um inverno onde os termômetros atingiram -40ºC em áreas de Quebec e Ontário, a primavera chega com cara de verão em Toronto. Esse clima de sol e de calor é propício para os festivais típicos dessa época do ano. Confira alguns festivais que irão promover a cultura brasileira nesta primavera/verão no Canadá.

Festival de Culturas Carassauga deverá reunir 5 mil visitantes no Pavilhão do Brasil

Carrasauga2Edição  do Carassauga 2014. Créditos: Divulgação.

Com o tema “Pan American Brasil Promenade – Um passeio Brasil nos Pan Americanos” – a terceira edição do Festival de Culturas Carrasauga, realizado no Pavilhão do Brasil, na cidade de Mississauga, pretende bater o recorde de visitantes neste ano. De acordo com os organizadores, a expectativa é que mais de 5 mil pessoas prestigiem o festival no mês de maio.
Culturas Carassauga contará com a presença de atletas profissionais ou não, que estejam envolvidos nos Jogos Pan Americanos. Uma decoração para lembrar os passeios turísticos do Brasil será montada no local.
Mais de 22 horas de som ao vivo, com alimentos típicos, como linguiça brasileira, pão de queijo, café brasileiro, brigadeiro, guaraná e creme de açaí são algumas das atrações programadas.
O Festival Culturas Carassauga acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio. Mais informações podem ser obtidas no website www.brazilcarassauga.ca.

12º edição do Festival Toronto Internacional BrazilFest 2015 celebra a cultura brasileira

BrazilFesta2014.jpg 2 Créditos: Divulgação.

O BrazilFest chega a sua 12º edição nesse ano com objetivo de promover o bem estar à comunidade brasileira. De acordo com Arilda de Oliveira, uma das organizadoras, serão repassadas informações sobre alimentação, cuidados físicos e mental, educação e controle financeiro. Segundo Arilda, os brasileiros devem aprender a buscar ajuda, “por estarmos em terras distantes, muitas vezes colocamos mais pressão sobre nós mesmos, por isso, vamos colocar no festival informações sobre como viver bem”.
BrazilFest tem criado uma plataforma cultural para que artistas, bandas e profissionais brasileiros locais e internacionais possam divulgar a herança cultural do Brasil. O festival oferece ao público produtos e serviços, além de um espaço com comidas típicas e uma área especial para crianças. O evento, promovido ao ar livre, será realizado no dia 19 de julho, no Parque Earlscourt Toronto, localizado entre a St. Clair West e Caledônia, com ínicio às 11.00h e segue até às 22.00h. Para mais informações acesse o site www.brazilfest.ca.

Exibição de capoeira e atividades com o tema da fauna brasileira são algumas das atrações do BrazilFest em Vancouver
A Associação Comunitária do Brasil (BCA) de Vancouver promove o BrazilFest Vancouver, um festival brasileiro realizado ao ar livre, na praça Shipbuilder, no North Vancouver, nos dias 13 e 14 de setembro, com o intuito de arrecadar fundos para a Sociedade de Beneficência da Vila Isabel e Oficina Curumim, escola de idiomas.
Durante os dois dias do evento estão programadas atividades diversificadas, entre elas: exposição interativa de capoeira; exposição de Jiu-Jitsu; apresentações de dança; concertos de músicas brasileiras; futevôlei; entre outros. Com o tema “Fauna Brasileira”, a Oficina Curumim irá promover atividades lúdicas às crianças, como contação de histórias e jogos tradicionais da cultura brasileira. O Festival tem início às 16.00h e segue até as 21.00h.

Comunidade Brasileira presente na GlobalFest 2015 em Calgary
Entre os dias 20 a 29 de agosto acontece a Global Fest de Calgary, um festival multicultural que conta com uma tradicional competição de fogos de artíficios, além de performances culturais. O pavilhão brasileiro, organizado pela Brazilian Association, funcionará durante todas as noite das competições, nos horários da 18.00 – 21.00h. O evento é realizado no Elliston Park, Calgary, AB. Para saber mais sobre a programação do GlobalFest 2015 acesse o site http://globalfest.ca.

Forró, quadrilha, doces típicos animam festas juninas em Calgary e Ottawa
Em ritmo de bandas de forró, com danças e a tradicional quadrilha, a Brazilian Association promove a 12º Festa Junina em Calgary. O evento tem como intuito resgatar a cultura brasileira junto aos brasileiros que residem no Canadá e difundi-la para os canadenses. No local serão servidos doces típicos, como paçoca, canjica e bolo de milho, além do tradicional churrasco brasileiro e salgadinhos. A Festa Junina acontece no Scandinavian Hall, NW Calgary, com início às 18:30h e segue até as 24:00h. Os ingressos custam 5 dólares para crianças e 15 dólares para adultos com descontos para associados.
No dia 27 de junho, na cidade de Ottawa, Ontário, acontecerá a tradicional Festa Junina, no Smithvale Stables, a partir das 17.00h.

Com foco lúdico, Ciranda Brasileira promove primeira Festa Junina em Toronto
No dia 20 de junho acontece a primeira Festa Junina promovida pela ONG Ciranda Brasileira, instituição sem fins lucrativos. O evento será realizado no Banbury Community Centre, localizado no 120 Banbury Rd., em Toronto. Diferentes atividades lúdicas foram programadas para o público infantil, além de atrações musicais, silent auction e comidas típicas. Os ingressos custam $5 dólares para adultos e crianças não pagam. Não serão vendidas bebidas alcóolicas.

Advertisement