Futebol Americano no Brasil

0
598

Esporte tradicional na América do Norte, o futebol americano conquista o Brasil.

flag
Time Istepôs

 

Por Michael Saulnier

O futebol americano aterrissou no Brasil em 1986. No início, era jogado como uma espécie de beach football, nas areias da praia de Copacabana, Rio de Janeiro. Somente após o início das transmissões televisivas dos jogos da Liga Norte-Americana de Futebol Americano (NFL) no Brasil, é que cresceu o número de pessoas interessadas em aprender a jogar futebol americano tradicional e acompanhar as partidas da NFL através da televisão a cabo.

Com o aumento da popularidade do esporte no Brasil, foram criadas entidades dedicadas a organizar campeonatos oficiais e formar atletas profissionais. Dentre os times de futebol americano com mais destaque e popularidade no Brasil, está o Istepôs, que faz parte da Liga Catarinense de Futebol Americano (LCFA).

O Istepôs começou como um hobby de fim de semana em 2005, tornando-se, poucos anos depois, um membro fundador da LCFA e um dos times profissionais com maior aproveitamento do Brasil. O time chegou aos playoffs do SC Bowl, campeonato estadual, em 2009, 2010 e 2012, conquistando o título de campeão do SC Bowl deste ano (2013). Agora, o time está de olho no título de campeão nacional.

Do ponto de vista técnico, o futebol americano do Brasil tem feito grandes progressos, principalmente em razão do intercâmbio de jogadores e treinadores norte-americanos e por conta da garra inerente dos atletas brasileiros mais dedicados. De acordo com Bruno Anderson, ex-presidente do time Istepôs, mesmo sem apoio formal e com pouca cobertura da mídia esportiva brasileira, o futebol americano já conquistou o segundo lugar dentre os esportes que crescem com mais rapidez no Brasil.

De paixão em forma de hobby a partidas profissionais: foi assim que os norte-americanos se tornaram a potência desse esporte no mundo. Seguindo o mesmo caminho, o Brasil está em vias de transformar o futebol americano na nova paixão nacional dos brasileiros.

Para mais informações, visite http://www.istepos.com.br (Istepôs) e http://www.afabonline.com.br (Associação de Futebol Americano do Brasil).