Futebol brasileiro cresce em Ontário

0
504

Entrevista com Rafael Gouvea, diretor técnico do Brazilian Soccer Academy.

Por Cristiana Moretzsohn

Sem dúvida alguma o futebol brasileiro é sinônimo de talento e muitos gols e pelo fato do Brasil sediar a próxima Copa do Mundo em 2014 percebe-se cada vez mais o interesse pelo esporte e pela cultura brasileira, tanto no Canadá quanto no resto do mundo. O Canadá ainda tem um longo caminho a percorrer na excelência do esporte, mas se depender da ajuda do” jeitinho brasileiro” o país do hockey ainda pode ir longe nos dribles e gols do futebol.

Wave conversou com o paulista Rafael Gouvea, diretor técnico do Brazilian Soccer Academy, uma academia de futebol que pertence à Liga de Ontário e que tem grandes pretensões para os atletas infantis e juvenis de Toronto. O objetivo da escola é grandioso, ela quer oferecer oportunidades de bolsas de estudos através do futebol, direcionar o jovem à uma possível carreira profissional no esporte, com parcerias em diversos países e, acima de tudo, proporcionar uma vida saudável e longe das drogas.

Rafael está bastante animado com seus pequenos jogadores e já começou a colher os frutos de seu trabalho técnico; a equipe Sub-13 foi campeã da Liga de Futsal de Toronto e a Sub -10 de futebol se qualificou para os play offs em Ontário.

A Brazilian Soccer Academy tem parcerias com os clubes brasileiros do São Paulo FC e com o do Corinthians, e é afiliada ao Sporting Toronto, uma associação que envia seus melhores jogadores para try outs em clubes portugueses. Rafael acredita que o esporte está crescendo a cada dia no Canadá, em aceitação e principalmente em talento, favorecendo a nova geração de meninos e meninas com um futuro de belos gols.

 Como e quando surgiu o Brazilian Soccer Academy?
RG.: Notando uma necessidade de um maior envolvimento das crianças brasileiras com atividade física, bem como a falta do” jeito brasileiro” no ensino do futebol aqui no Canada, surgiu a ideia de criação do Brazilian Soccer Academy há um ano e meio.

Conte-nos um pouco do programa e o que ele oferece.
RG.: O programa é dividido em duas etapas e três fases em cada etapa. As etapas são divididas em futsal no inverno e futebol no verão.

No futsal, a criança desenvolve habilidades motoras e velocidade de raciocínio e é quando enfatizamos os princípios básicos do futebol e liberdade de criação.

No futebol , as atividades são desenvolvidas de acordo com a necessidade individual, otimizando qualidades do jogador e corrigindo falhas. Espaço temporal e exercícios de velocidade são muito trabalhados nesta fase.

Já as três fases são divididas em Iniciante, onde a criança passa a ter um contato maior e imediato com a bola, Intermediário, quando incluímos treinamentos técnicos mais complexos e otimizamos os fundamentos básicos do futebol (passe, drible, chute) e Avançado, como resultado final os alunos estão aptos a disputar campeonatos e torneios. Os alunos são encaixados nas etapas de acordo com a habilidade e necessidade de aprendizado.

 Vocês fazem parte da Liga de Ontário?
RG: Disputamos dois grandes campeonatos no decorrer do ano: a Liga de futsal de Toronto (inverno), na qual em nosso primeiro ano, tivemos a equipe Sub-13 como campeã; DHSL league (verão), a qual nos classificamos com a equipe Sub-10 para os playoffs. Todas as ligas são oficiais de Ontário.

 O Brazilian Soccer Academy vai realizar um soccer camp no Brasil, em março de 2012, nos clubes do Corinthians e São Paulo FC, quais as expectativas?
RG: Faremos nosso primeiro soccer camp no Brasil e as expectativas são as melhores possíveis! Contamos com profissionais do Brasil que nos auxiliarão e uma equipe muito competente que acompanhará nossos atletas.

Nosso objetivo é que nossos alunos possam vivenciar o futebol brasileiro jogado lá, e através desse intercâmbio esportivo, mostrar um pouco da nossa cultura.

Como o futebol ajuda na formação do caráter de uma criança?
RG: Como dever de todo professor, juntamente com os pais, trabalhamos em conjunto para o desenvolvimento e formação do caráter. Através do futebol (e tantas outras atividades em grupos), aprende-se a ganhar e perder, respeitar o adversário, trabalhar em grupo, dividir tarefas e compartilhar situações adversas. Saber detectar erros, falhas e superá-las.

Faremos nosso primeiro soccer camp no Brasil e as expectativas são as melhores possíveis!

Quais as oportunidades que você acredita que o futebol pode favorecer?
RG: O Brazilian Soccer Academy, através do futebol, proporciona a oportunidade de novas amizades e integração nao só entre os atletas como também entre as famílias relacionadas. Em termos profissionais, as oportunidades dependerão de cada atleta. Nós fornecemos as ferramentas para que o aluno as use da melhor maneira, sempre com orientação.

 O futebol brasileiro é sinônimo de talento e criatividade, como ele é visto aos olhos da criança canadense?
RG: Exatamente isso. O Futebol brasileiro é visto como talentoso e criativo. Trazer o nome brasileiro na academia foi nosso desafio, e hoje temos a responsabilidade de manter esse objetivo que é mostrar um futebol sério, porém jogado com alegria e criatividade.

 Como vê o futuro do futebol no Canadá?
RG: O Canadá ainda está atrasado no futebol, assim como o Brasil ainda está atrasado no Hockey. São realidades diferentes, porém, nota-se muito talento nas ligas canadenses e acredito que com um bom trabalho de base, o Canadá pode sim atingir um nível maior no futebol. Acredito que desde o penúltimo mundial Sub 20, realizado no Canadá, os investimentos no esporte aumentaram e as pessoas passaram a aceitar mais o futebol por aqui.

Trazer o nome brasileiro na academia foi nosso desafio, e hoje temos a responsabilidade de manter esse objetivo que é mostrar um futebol sério, porém jogado com alegria e criatividade.

 Alguma mensagem para o leitor da revista?
RG: Gostaria de aproveitar a oportunidade e alertar os pais a incentivar as criancas a fazerem atividades físicas, seja ela qual for. O Brazilian Soccer Academy preza pela “inclusão” e está de portas abertas à todas as etnias! Criança no esporte é sinônimo de criança saudável, longe das drogas!!!

Mais informações no site braziliansocceracademy.net