
O ator baiano Edson Cardoso, mais conhecido como Jacaré, é um símbolo da cultura brasileira. Há mais de onze anos, o ex-dançarino do memorável grupo de axé É o Tchan dedica sua carreira artística ao teatro e às telas de cinema e TV.
Assim como vários brasileiros com carreira estável no Brasil, Jacaré não se acomodou no sucesso. No início de 2016, fez as malas e veio com esposa e filhos para o Canadá com o objetivo de melhorar o inglês e de cursar programas voltados para o mercado do entretenimento.
A Escolha pelo Canadá
Morar fora do país e adquirir uma experiência internacional era um sonho antigo de Edson e sua esposa que, este ano, concretizou-se.
Por que o Canadá? A resposta certamente vai soar familiar para muitos brasileiros que também resolveram vir para cá: “Os motivos foram segurança, acessibilidade, nível de aceitação de estrangeiro (aqui é total aceitação); escolas, tanto para o inglês quanto para áreas profissionais, tem muitas e são ótimas. Por último, quando batemos o martelo, basicamente o câmbio falou mais alto.”
Segundo Jacaré, sua família está bem adaptada ao país, principalmente as crianças. “Estão gostando de tudo”, revelou. Quando perguntado se sente falta de alguma coisa, a resposta veio acompanhada de risadas: “Sentimos muita falta da farinha de mandioca genuína baiana”.
Luz, Câmera, Ação
Jacaré mora atualmente em Vancouver, na província de British Columbia, e compartilha com seus fãs seu dia a dia através do canal de YouTube Jacaré in VanCity, que já conta com quase 2 mil inscritos. Seus vídeos não só matam a curiosidade e a saudades dos fãs como também servem como plataforma de informação sobre assuntos referentes ao Canadá. Tudo feito sem muita pretensão, segundo ele.
Mesmo sem ter como principal objetivo se lançar numa carreira internacional, Jacaré não descarta essa possibilidade. “Não tenho nenhuma pretensão, mas caso surja uma oportunidade, não desperdiçarei”, comenta.
Sobre o mercado artístico canadense, Jacaré afirma que há oportunidades diárias no mundo do entretenimento em Vancouver, um local no qual grande parte dos seriados e filmes de Hollywood são rodados. Ele aconselha os artistas e demais profissionais dessa área a pesquisar sobre o mercado daqui se já tiverem um bom nível de inglês. “O mercado está superaquecido”, revela.