O brilho dourado do Tocantins.
Por Renata Solano
Situado no coração do Brasil, Tocantins é o mais novo estado brasileiro formado pela Constituição Federal de 1988 . A região foi desmembrada do estado de Goiás e possui um potencial arqueológico muito rico e variado, constituído por rochas antigas fraturadas, falhadas, dobradas e que sofreram metamorfoses. Caracteriza-se por ser uma região onde as populações indígenas pré coloniais assentaram-se e desempenharam atividades para sua manutenção e sobrevivência.
A intensa busca pela sobrevivência e a enorme interação com o meio ambiente na caça e na captação de recursos fez com que as comunidades indígenas desenvolvessem um artesanato muito valorizado atualmente. O material rochoso que compõe a estrutura geológica da região proporciona a esse povo matéria-prima para a produção de artefatos.
Além disso, a composição vegetal dessa área caracterizada pelo cerrado – formação vegetal mais importante do Planalto Central – é outra fonte riquíssima de matéria-prima para os artesãos da região.
A principal atração turística de Tocantins é o Jalapão, atualmente um popular destino de ecoturismo do Brasil. O Parque Estadual do Jalapão foi criado em 2001 e faz parte da Área de Proteção Ambiental. Para chegar nesse santuário recortado de rios, ribeirões e riachos de águas transparentes e límpidas, a cidade conhecida como porta de entrada é Ponte Alta do Tocantins, localizada há quase 200 km da capital, Palmas.
A região do Jalapão possui uma espécie única de capim, o Capim Dourado, que vem sendo utilizado fortemente em artesanatos como bijuterias, acessórios, vasos, peças de decoração etc. A principal característica desse material é sua cor e brilho, que lembra a cor do metal precioso, o ouro.
Essa matéria-prima é extremamente peculiar, pois o Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de setembro e 20 de novembro para que não entre em extinção. Além disso, há certas regulamentações no Estado que proíbem a saída do material “in natura” da região, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local. No Jalapão, o artesanato produzido de capim dourado já conquistou o mundo e encomendas saem da região aos destinos mais variados, fazendo do econegócio a principal fonte de renda dos artesãos locais.
Trivia
- Na língua Tupi, Tocantins significa “bico de tucano”, devido ao formato da junção do rios Araguaia e Tocantins;
- A principal atividade econômica do Tocantins é o agronegócio, principalmente arroz, soja, cana, frutas e gado;
- A capital Palmas tem cerca de 185 mil habitantes (2006);
- Saiba mais sobre a região nos websites capimdouradojalapao.com e tocantinsbrazil.to.gov.br