Após quase seis anos de preparação e muita dedicação para clinicar no Canadá, o médico belenense de 44 anos, Dr. Artur Pinto, finalmente conseguiu revalidar seu registro de médico.

Por Sacha Vaz
Formado pela Universidade Federal do Pará, Dr. Artur atuava como Clínico-Geral e Geriatra, no Brasil. Hoje, possui título de especialista em medicina da família, certificado pelo Medical Council of Canada e pelo College of Family Physicians of Canada. Dr. Artur passou por todos os testes do College of Physicians & Surgeons of Ontario (CPSO), autoridade que regulamenta a profissão de médico nessa província.
Para os médicos que imigram para o Canadá, como é o processo para obter a permissão para atuação no país?
Dr. A.P.: Em Ontário, após passar por todos os exames do College of Physicians & Surgeons of Ontario (CPSO), é preciso fazer residência médica em uma universidade americana ou canadense. Depois disso, fazer mais uma prova escrita e oral para, finalmente, obter o título de especialista na area de especialização, no meu caso, título de especialista em Family Medicine.
Como se mantém atualizado com a medicina?
Dr. A.P.: Procuro sempre participar de congressos, cursos e educação médica continuada, obrigatória para a manutenção da licença de médicos no Canadá.
Por que é importante ter um médico de família?
Dr. A.P.: É importante ter um profissional que tenha todo o histórico médico e possa orientar nos diversos aspectos envolvidos na saúde de cada indivíduo.
Quais as vantagens em ter um médico de família brasileiro no Canadá?
Dr. A.P.: A maior vantagem é poder se comunicar à vontade na língua nativa, sem barreiras de idioma, além de ter um atendimento mais próximo daquele que temos no Brasil.
Para os que já tem um médico de família e gostaria de trocar de médico, o que fazer?
Dr. A.P.: Basta pedir para que o médico de família atual encaminhe a documentação existente para o novo médico e solicitar a mudança.
Dr. Artur Pinto atente pacientes na clinica MCI, em Whitby, Ontário. Atualmente aceita novos pacientes para family practice e walk-ins também são bem-vindos. O endereço é 80 Thorton Road South e o telefone para marcar consultas é (905) 668-6448. Email: [email protected]





























Acho que deverias fazer uma visita a Victoria (BC), a melhor cidade para se viver no Canada e necessitando muito de medicos. Victoria eh chamada o Rio de Janeiro Canadense e apos viver aqui por 39 anos posso confirmar…
O endereço do consultorio está errado: o endereço certo é 80 Tauton Rd South, Whitby. Sendo ele nosso medico de familia posso afirmar que Dr. PInto é um excelente médico e muito atencioso.Um abraço, Rosa
Oi Rosa,
Obrigado pela dica.
Em pesquisa que eu fiz aparece como endereço 80 Thickson Road S
Whitby, Ontario L1N 7T2, e inclusive que ele atua neste endereço, como indica o site http://www.mcithedoctorsoffice.com/doctors/clinics.cfm?3704001D2010043D705155
Será que ele atua em mais de um endereço ou o site tb está errado?
Christian