Tanto a palavra “moqueca” quanto seu sabor delicioso são herança dos escravos kimbundos levados de Angola para o Brasil pelos portugueses. O termo quer dizer “uma caldeirada de peixe”, mas com o passar do tempo o prato na verdade ganhou versões diferentes, como esta aqui, que não leva peixe — só camarão – além, é claro, de outra maravilha africana: o óleo de dendê.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de azeite de dendê
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho socado
- 2 tomates picados
- 2 colheres de chá de coentro
- ¼ de colher de chá de molho de pimenta
- 3 xícaras de camarão
- 2 xícaras de leite de coco
Modo de preparo
Cozinhe a cebola e o alho nos azeites até ficarem translúcidos. Junte os tomates, o coentro, o molho de pimenta e o camarão. Ferva os ingredientes em fogo médio até o camarão ficar rosado. Despeje o leite de coco. Sirva com arroz.
Rendimento: 4 porções
O Brasil é o 11º produtor de dendê, com Malásia, Indonésia e Nigéria ocupando os primeiros lugares na produção desse óleo, que só perde para a soja em termos de uso mundial. E quem acha que todo o dendê extraído do fruto da palmeira Elaeis guineensis vai parar em milhões e milhões de moquecas, se engana: 80% do óleo é usado na fabricação de margarinas, maionese, pães, leite e chocolate artificiais, e até mesmo em produtos cosméticos – é o “palm”, por exemplo, que entra na fórmula e no nome do sabonete Palmolive.