Mutual Funds uma boa opção de investimento?

0
1487
Crédito: flickr.com/photos/[email protected]

Por Francisco Araujo

Durante muito tempo nós brasileiros tivemos uma ótima oportunidade de investimento no Brasil. Por muitos anos fomos os campeões de juros altos e com isso as aplicações de renda fixa proporcionaram grandes retornos, nos deixando mal acostumados com o bom desempenho dos investimentos.

De um ano para cá as coisas mudaram bastante. Os juros no Brasil estão mais baixos a ponto até de o governo ter que mudar as regras da poupança. Onde investir agora? Além dos juros estarem baixos, o crescimento econômico no mundo e agora até no Brasil estão bem devagar, por isso, onde pôr o dinheiro?

Os Mutual Funds aqui no Canadá nos proporcionam grandes oportunidades e soluções para investimentos. O problema é que são tantos e servem para tantas necessidades diferentes que o investidor realmente precisa de um bom Financial Advisor para orientá-los.

Aqui vão alguns passos importantes que você pode usar para sua análise, isto após alguém ter recomendado alguns fundos para você. É muito simples e serve como um filtro na hora de decidir em qual mutual fundinvestir, trazendo assim mais segurança:

  • Analise o fundo como se você estivesse contratando alguém para administrar o seu dinheiro, pois é exatamente isso que estará fazendo. Não é o Financial Advisor que irá administrar o seu dinheiro, será o fund manager. Veja qual foi o desempenho desse fundo nos últimos dez anos, quanto rendeu por ano em média. Depois veja qual foi a média de rendimento em cinco anospara ver se mais recentemente o fundo foi bem também, demonstrando assim consistência com o passar do tempo. Se oferecerem para você um fundo que não tem histórico de mais de cinco anos, peça outra opção.  Por mais que a ideia pareça ótima, não estamos fazendo uma aposta, queremos prova de capacidade e experiência.
  • Depois de achar um fundo com bom desempenho, veja como ele variou ano a ano nos últimos dez anos para ver como você se sentiria nos anos de perdas. Para muitas pessoas é melhor ter um fundo que rendeu em media 5% ao ano e nunca ter sido negativo do que um que rendeu em media 8% mas podendo ter sido negativo em algum ano.
  • Importante também é saber se você vai precisar do dinheiro no curto ou no longo prazo. Se for curto prazo, procure um bond fund que é mais seguro. Se for longo prazo procure um que seja de ações por que você terá mais tempo para o fundo se recuperar de um ano de queda. É bom também fazer um mix de fundos, assim você minimiza o risco dos investimentos.

Essas dicas nos ajudam e nos dão segurança na hora de investir, mas não se esqueça de que um bom   Financial Advisor  fará toda diferença. Procure alguém que seja independente e possa trabalhar com todas as companhias de investimentos podendo oferecer o que o mercado tem de melhor.  Depois, junto com o Financial Advisor faça essa analise descrita aqui e com conhecimento de causa, fique tranquilo e deixe o seu dinheiro trabalhando para você.

Francisco Araujo trabalha com a Desjardins Financial Security como conselheiro financeiro (Financial Advisor), servindo a nossa comunidade e ao público em geral, além de pequenas e médias empresas.
Formado em engenharia mecânica no Brasil com certificação de operador de mercado de capitais, trabalhou como corretor de ações e derivativos na Bovespa e BMF, e como administrador de portifólio de ações para o Clube de Investimentos Random. Imigrou para o Canadá em 2008, onde adquiriu cerificado de Post Diploma in International Business Management no George Brown College e posteriormente certificado de Technical Analysis of the Financial Markets na Universidade de Toronto. Em 2010, Francisco adquiriu sua qualificação no Life Licence Qualification Program e Mutual Fund Licence junto a província de Ontário para trabalhar no ramo de investimentos e seguros. O seu email para contato é [email protected].
Advertisement