Além dele, outros quatro diretores brasileiros estão no festival.

Por Lucas Moraes
O novo filme de Fernando Meirelles, “360”, tem sua estreia mundial no Canadá e será exibido na 36ª edição do Toronto International Film Festival (TIFF). O festival ocorrerá entre os dias 8 e 18 de setembro.
O diretor de Cidade de Deus apostou novamente em astros internacionais, tendo como atores principais Rachel Weisz e Jude Law, além da participação de Anthony Hopkins. No entanto, Meirelles não descartou a marca brasileira no elenco, escalando Maria Flor (“Cazuza – O tempo não pára” e “Podecrer!”) para atuar no filme.
O longa-metragem, cuja autoria é de Peter Morgan, o mesmo de “Frost/Nixon”, narra diferentes histórias entrelaçadas que ocorrem em cidades como Viena, Londres, Paris e Bratislava. O filme é baseado na peça “Ronda” (1897), do escritor austríaco Arthur Schnitzler. Na época, o texto de “Ronda” foi considerado imoral mas acabou se tornando um sucesso no século XX. No entanto, o diretor nega a existência de similaridades com a peça.
Meirelles descreve o filme como simples e intimista: “São pessoas se desentendendo, é uma coisa do dia-a-dia, muito simples, muito intimista. Coisa que eu nunca fiz, tenho até medo de fazer.”- declarou em entrevista.
Essa não é a primeira vez que o diretor exibe seu trabalho no TIFF. Em 2002, com “Cidade de Deus”, Meirelles recebeu uma citação especial. Em 2008, o festival exibiu “Ensaio sobre a cegueira”, baseado na obra de José Saramago; afinal, parte do filme foi rodada em Toronto.
Além de Meirelles, o Brasil também é representado no festival pelos filmes “Histórias que só existem quando lembradas”, de Julia Murat em sua estreia com filmes de ficção; “Heleno”, de José Henrique Fonseca, que já esteve no TIFF em 2003 com “O Homem do Ano”; “Swirl” de Helvecio Marins e “O Abismo Prateado”, de Karim Aïnouz, que já participou do TIFF em 2002 e 2006, com “Madame Satã” e “O Céu de Suely”, respectivamente.
Os filmes brasileiros serão exibidos nas seguintes datas:
360
- Sexta, 9 de setembro / 9 p.m., Visa Screening Room (Elgin Theatre)
- Sábado, 10 de setembro / 12:30 p.m., Winter Garden Theatre.
Link para a página do filme no TIFF.
Heleno
Dirigido por: Jose Henrique Fonseca
- Segunda, 12 de setembro / 10:15 p.m., TIFF Bell Lightbox 1
- Quarta, 14 de setembro / 6:00 p.m., Scotiabank Theatre 1
- Sábado, 17 de setembro / 3:45 p.m., AMC 3
Link para a página do filme no TIFF.
Stories That Only Exist When Remembered
(História que só Existem Quando Lembradas)
Dirigido por: Julia Murat
- Quinta, 8 de setembro / 10:15 p.m., TIFF Bell Lightbox 4
- Sábado, 10 de setembro / 9:30 p.m., AMC Theatres 5
- Domingo, 18 de setembro / 12:00 p.m., AMC Theatres 2
Link para a página do filme no TIFF.
The Silver Cliff
(O Abismo Prateado)
Dirigido por: Karim Ainouz
- Domingo, 11 de setembro / 7:15 p.m., Scotiabank Theatre 3
- Segunda, 12 de setembro / 1:30 p.m., Scotiabank Theatre 3
- Domingo, 18 de setembro / 1:00 p.m., Isabel Bader Theatre
Link para a página do filme no TIFF.
Swirl
Dirigido por: Helvecio Marins
- Quarta, 14 de setembro / 5:15 p.m., AMC Theatre 2
- Quinta, 15 de setembro / 5:30 p.m., Jackman Hall
- Sábado, 17 de setembro / 9:00 a.m., AMC Theatre 4
Link para a página do filme no TIFF.
Para obter mais detalhes sobre a programação do TIFF, acesse a página do festival. Os ingressos para o festival estão disponíveis nos números 416-599-8433/1-888-599-8433, no endereço Metro Centre, 225 King Street West, Concourse level (entrada pela Duncan Street) ou no site .