O Encontro do Samba em Toronto

0
242

por Maya Gasparoto

O dia 7 de Abril de 2013 entrou para a história do samba de Toronto: as 4 baterias da cidade (Escola de Samba de Toronto, Samba Squad, Batucada Carioca e Samba Elégua) se reuniram e tocaram juntas pela primeira vez.
O samba chegou em Toronto há aproximadamente 20 anos. O primeiro grupo nasceu da vontade da comunidade brasileira em ser representada nos eventos de verão realizados anualmente na cidade. Muitos dos primeiros integrantes continuam ativos até hoje.
O encontro realizado no dia 7 de Abril foi inicialmente idealizado por Negin Bahrami, componente do grupo Batucada Carioca. Ela se apaixonou pelo samba quando visitou o Rio de Janeiro, no Carnaval de 2004.
Segundo ela, a razão por trás do evento era dar às pessoas que nunca foram para o Rio, a oportunidade de fazer parte de um ensaio de uma grande bateria de samba.
“Samba é uma paixão, é comunidade e unidade no Rio. Isto é o que eu queria promover em Toronto. Unindo os quatro grupos, todos puderam experimentar a vibe e energia que dá arrepios, com o som pesado e poderoso de uma bateria composta por mais de 100 percursionistas”, explicou.
A ideia do encontro começou a se desenvolver a partir de uma reunião realizada no outono de 2012, com a participação dos 4 líderes das baterias e outras pessoas do meio. Todos concordaram em preparar algo em que os quatro grupos pudessem participar. Após a confirmação do evento, ficou definido que o samba enredo seria “Araxá – Lugar Alto Onde Primeiro Se Avista o Sol, enredo da Beija-Flor de Nilópolis em 1999.
Após horas de muito samba e alegria, os integrantes resolveram sair as ruas e montar um bloco de carnaval seguindo os padrões brasileiros.
Um evento como esse não poderia ficar sem registro. Pensando nisso, o responsável pela parte técnica do evento, Mike Filippov, decidiu reunir os melhores momentos e produziu um vídeo.
“Chegando o dia, não aguentei a ideia do evento, inédito, não ser registrado profissionalmente, então resolvi filmá-lo com a ajuda de um amigo. Para mim foi uma grande aula de montagem”, afirmou.
Você pode conferir o vídeo completo no link http://youtu.be/_xTky6TAlaA

 

Encontro - Leaders (Foto de Dave Burke)

Encontro de Baterias - foto 1  As 4 escolas de samba de Toronto se reuniram e tocaram juntas pela primeira vez. (Foto de Dave Burke)

Encontro de baterias - Negin O encontro foi inicialmente idealizado por Negin Bahrami, componente do grupo Batucada Carioca. (Foto de Dave Burke)