O engenho da Capoeira

0
535

A arte, a dança, música, luta e cultura… tudo isso é Capoeira!

Uma arte marcial brasileira com ritmos e instrumentos. A capoeira surgiu na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Os escravos utilizavam o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, criando um tipo de luta. Surgia assim – a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.

Nas academias, os estágios dos praticantes da capoeira são diferenciados por cordões. No início, o aluno tem uma corda “crua”, e dependendo do seu desenvolvimento, ocorre o “batismo”, festa onde se reúnem capoeiristas e mestres. O aluno deve “jogar” com o mestre e levar “um tombo” do mesmo, ganhando assim sua primeira corda, que é a de cor “crua-azul”, tornando-se assim, um capoeirista. São 13 cordões até alcançar o último de cor branca – o de mestre! Pode-se levar até duas décadas para que isso aconteça.

Photo credit: Grupo Axé Capoeira.

O Grupo Axé Capoeira, fundado pelo Mestre Barrão em 1982 na cidade de Recife, tem dezenas de academias pelo mundo, só no Canada são 23 unidades, divididas entre Toronto, Calgary, Victoria e Vancouver. Em Toronto, o professor Paraíba lidera as atividades com mais de 120 alunos. “Aqui treinamos os diversos aspectos da capoeira, desde os fundamentos técnicos, flexibilidade e alongamento, até a disciplina e respeito aos colegas”, explica Paraíba.

Não tem idade para aprender Capoeira, porém, os chutes rápidos e acrobacias podem ser um desafio maior para os praticantes mais velhos. Já para as crianças os benefícios são muitos. Além de se exercitarem, a interação é grande e pode até mesmo ser utilizada como ferramenta de inclusão social.

Anne “Sabiá”, canadense filha de brasileiros, achou no grupo Axé Capoeira uma forma de se exercitar e de se divertir ao mesmo tempo. Já para a canadense Bethany “Bentevi”, a capoeira mudou a sua vida. “A princípio, eu apenas queria me exercitar, hoje, vejo diversos desafios pela frente e sou apaixonada pelo esporte e pela música. O grupo tornou-se a minha família”! diz Bentevi.

No ano passado, um grupo de capoeiristas do Axé Capoeira visitou Recife para uma série de eventos, e puderam ver de perto um pouco mais da cultura brasileira. “Jogar capoeira foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”! Diz Max “Dunga”.

As aulas para iniciantes começam a todo momento. Para mais informações acesse o site – www.axecapoeira.com e veja a unidade mais próxima de você. Salve!