Os mistérios, lendas, cheiros e sabores da Amazônia

0
7

O mundo conhece o Brasil pela tradição no futebol, pelas belas mulheres e pela Floresta Amazônica. A Amazônia dos brasileiros é também o coração do planeta, que ainda reserva muitos segredos desconhecidos da humanidade.

Por Viviane Rosa

A cobiçada Amazônia localiza-se na região norte do país e ocupa uma imensa área territorial de 5,5 milhões de km², preenchendo só no Estado do Amazonas, mais de 1,5 milhões de km².

Credit: nature.new7wonders.com

No Brasil, a Amazônia Legal se estende pelos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins e parte do Mato Grosso, representando 61% do território nacional. Além do Brasil, oito países também desfrutam parte dessa riqueza natural: Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Com tanta grandeza, visitar a Amazônia é muito mais que um passeio ecológico, é uma aventura pela descoberta de uma natureza infinita.

Dona da maior biodiversidade do planeta, a Amazônia tem clima equatorial quente e úmido, com temperatura média de 28ºC. As florestas da região concentram 60% de todas as formas de vida do planeta. Estima-se que haja entre 40 e 300 espécies diferentes de árvores por hectare, algumas com mais de 100 metros de altura.

O Brasil recebe milhares de turistas, que buscam vivenciar a vida na selva. Além da intimidade com a natureza, o turista encontra na Amazônia um povo hospitaleiro e uma culinária incrível, com influência indígena. A variedade de frutos e peixes, combinados com temperos típicos, revelam verdadeiras delícias! Uma combinação perfeita de cheiros e sabores exóticos.

O turismo amazonense atrai muito pelas manifestações da cultura popular e o folclore da região. Em fevereiro, tem o tradicional carnaval com desfiles de escolas de samba. Durante o mês de junho, tem o Festival Folclórico do Amazonas, que recebe mais de 800 mil pessoas. Na última semana de junho tem ainda o famoso Festival Folclórico de Parintins, a 420 km de Manaus, com a tradicional festa de Boi-Bumbá.

Credit: nature.new7wonders.com

Há ainda o artesanato amazônico, rico em detalhes indígenas, feito com matéria-prima vinda da floresta, como sementes, fibras, madeiras e barro para as cerâmicas. Manaus, a capital do Amazonas, tem muitos museus e centros culturais com exposições permanentes, que contam a rica história da região. Além disso, tem o imponente Teatro Amazonas, que sedia o Festival de Ópera que acontece de abril a maio, uma referência do gênero na América Latina.

São muitos os motivos para incluir essa viagem no seu roteiro. Você pode se hospedar nos hotéis da selva, que possuem acesso através de barco em Manaus. Muitas dessas hospedagens estão em terras firmes, outras flutuam sobre balsas ou ficam suspensas em árvores, em áreas alagáveis. Tem também opções de hotéis e resorts de luxo na região. A viagem é um encontro ao paraíso, um exercício de humildade num lugar misterioso, envolvente e apaixonante. Uma terra mágica e perpétua, onde é necessário ser bravo e forte a favor da preservação e contra a exploração ilícita.

[typography font=”Nobile” size=”18″ size_format=”px”] Link[/typography]

Amazônia