O rico litoral brasileiro

0
6

Sol, sombra e água fresca.

Por Letícia Casas

 

Para muitos, a saudade do Brasil é ainda mais forte quando o inverno chega e o frio bate sem dó em terras canadenses. Enquanto isso, o sol reina vigoroso e imponente pelo território verde-amarelo! Pois para aqueles que planejam aterrissar em área brasileira neste final de ano, uma boa pedida é ir além da visita à família e ir desfrutar as maravilhas que nosso país tem. Então, faça as malas e transforme sua viagem em uma temporada inesquecível. Bateu vontade? Aqui vão algumas dicas de destinos imperdíveis para se visitar quando a temperatura sobe de norte a sul do rico litoral brasileiro.

Alter do Chão – Pará

Credito: alterdochao.tur.br

No Estado do Pará fica Alter do Chão, uma rústica porém charmosa vila de pescadores localizada à beira de uma praia de água doce formada pelo rio Tapajós, a cerca de 1457 km de Belém. Na época de seca, o baixo nível das águas faz surgirem, aproximadamente, 100 km de praias fluviais com areia branca e macia. Para quem chega lá, a sensação é de ter encontrado o paraíso!. Vale lembrar que, em janeiro, só se tem acesso à maioria das ilhas por lanchas, principal meio de transporte da região.

Para saber mais: alterdochao.tur.br

 

Praia da Pipa – RN

Credito: Daniel Camelino – pipa.com.br

A famosa praia da Pipa não cansa de impressionar. Suas praias de águas claras e mornas, piscinas naturais e paisagens incríveis oferecem, ainda, uma excelente infra-estrutura. Os passeios pelas matas e dunas também são capítulos à parte. Destacam-se também a gastronomia variada e a vida noturna agitada. Pertencente ao município de Tibau do Sul (RN), a praia foi eleita pelo Guia Quatro Rodas uma das 10 mais belas do Brasil. Está situada a 85 km de Natal.

Para saber mais: pipa.com.br

Jericoacoara – CE

Credit: Edivan Barros – jericoacoaraturismo.com.br

Outro badalado e legítimo milagre brasileiro! A cerca de 300 km de Fortaleza, em um passado recente Jericoacoara era apenas uma vila de pescadores visitada por aventureiros. Atualmente, a beleza natural preservada do lugar une-se a excelentes pousadas e restaurantes, além de noitadas com várias atrações. Um dos destaques vai para suas dunas móveis de areia branca. A região faz parte de uma área de proteção ambiental.

Para saber mais: jericoacoaraturismo.com.br

Caraíva – BA

Credito: caraiva.com.br

Em Caraíva, distrito de Porto Seguro (BA) situado a 770 km de Salvador, faça sua escolha: luxuosas pousadas ou estabelecimentos modestos e rústicos, mas também cheios de charme. Independentemente da decisão, as lindas praias estão lá para todos! Ideal para quem busca sossego, o lugar – no qual a energia elétrica existe há apenas dois anos – só exige par de chinelos adequado para circular por suas ruas de areia fofa, onde somente transitam “carroças-táxi”. Se puder, reserve alguns dias e dê um pulo em Trancoso. Apenas 39 km separam Caraíva desse destino, que dispensa comentários pela sua enorme beleza.

Para saber mais: caraiva.com.br

Ilha Grande – RJ

Credito: ilhagrande.com.br

A badalada Ilha Grande possui menu mais do que variado de praias paradisíacas. Sendo assim, nada melhor do que eleger aquela que é considerada uma das mais bonitas do Brasil pelo jornal britânico The Guardian: a praia de Lopes Mendes. Considerada a “capital” de Ilha Grande, possui difícil acesso (feito por trilha a pé ou barco) o que, porém, garante sua preservação. Mesmo assim, qualquer esforço é compensado quando o turista se depara com águas transparentes, em tons de verde e azul. Ilha Grande é distrito de Angra dos Reis e está a 125 km do Rio de Janeiro (mais 1h30 de barco a partir de Mangaratiba).

Para saber mais:  ilhagrande.com.br

Guarda do Embaú – SC

Credito: guardadoembau.com.br

O litoral de Santa Catarina também é deslumbrante. Localizada no município de Palhoça, a 57 km de Florianópolis, Guarda do Embaú é prova disso, e atrai todo o tipo de público: de jovens surfistas até famílias inteiras. Possui diversidade de praias de rio e mar, o que dá ainda mais opções de lazer. A vantagem de Guarda é sua proximidade a outro paraíso catarinense: a Praia do Rosa, localizada a menos de 45 km.

Para saber mais: guardadoembau.com.br