Ouro Preto

0
15

O tesouro de Minas Gerais.

Por Viviane Rosa

O escritor e novelista brasileiro Guimarães Rosa dizia que, “Minas são muitas, porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais”. Umas dessas faces se chama Ouro Preto, um orgulho para os mineiros.

Situada a 90 km de Belo Horizonte, a belíssima paisagem Ouropretana pode ser vista entre as montanhas. Antiga capital da Província de Minas Gerais, a cidade ficou marcada pelo ciclo do ouro no passado e ainda preserva um riquíssimo patrimônio histórico do Brasil. Em 1980, recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Ponte dos Contos – Fonte: ouropreto.com.br

Quem visita Ouro Preto entende porquê a cidade recebeu esse título. A arquitetura barroca é encontrada em quase todas as esquinas, nas casas, nos prédios públicos e igrejas. Outro ponto forte são os museus, como o do grande escultor Aleijadinho, um dos locais turísticos mais visitados. São tantas as curiosidades sobre a cidade, que a torna uma fonte inesgotável de cultura e conhecimento histórico.

Apesar do intenso fluxo turístico em torno da arquitetura e da importância histórica, o município também possui uma imensidão de belezas naturais e um rico e variado ecossistema em seu entorno. Cachoeiras cristalinas, trilhas seculares, belos vales, mirantes esplendorosos, infinitas nascentes e uma enorme área de mata nativa que, por sorte, é protegida pelos Parques Estaduais. Um paraíso perdido, em meio a tantas riquezas históricas e lendas da era do ouro.

Ouro Preto também é a cidade da alegria e realiza diversas festas populares e atividades culturais. Todos os anos sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, o Fórum das Artes da região, além de ser um dos roteiros mais procurados no Carnaval.

Desde 2005, a Prefeitura da cidade organiza uma imensa festa para os foliões. O Carnaval de Ouro Preto figura entre os maiores do país e todos os anos conta com uma boa estrutura para a hospedagem dos foliões, com muitos hotéis e pousadas. Como o Carnaval de Ouro Preto é procurado por turistas de todas as partes do país e até do exterior, é necessário fazer reservas com antecedência.

Sem dúvida não faltam atrativos para querer conhecer essa curiosa e encantadora cidade mineira, mas para quem ainda quer um empurrãozinho, a gastronomia da região é inigualável! E quem visita Ouro Preto, encontra um povo hospitaleiro e acolhedor. Enfim, há muito que ver, fazer e saborear, tudo com muito requinte e charme numa cidade que respira o jeitinho mineiro de ser.

Link

Ouro Preto