Quinta edição do festival anual acontece neste sábado e domingo em Toronto.
Press Release
O evento anual de Cultura Uma Nota retorna em seu quinto ano com outro final de semana rico em expressões tropicais, incluindo música ao vivo, djs, arte, comidas e bebidas, dança e outras atrações.
O festival desse ano, que dá continuidade ao série “Pan Am Jam” do Uma Nota, apresentará uma mistura de artistas locais e visitantes, uma pedalada especial em colaboração com o pessoal do ArtSpin, sessão de pintura ao vivo e um dia inteiro de diversão e atrações na Feira Comunitária Cultural Anual.
No Festival Uma Nota 2015 as atrações continua com a mistura Brasil, como sempre, mas agregando uma variedade de estilos tropicais: Sábado dia 17 de
Outubro com a festa dançante Jamboree, localizado no Geary Lane, estrelando MC e vocalista Vox Sambou, nascido no Haiti e membro fundador da banda coletiva Nomadic Massive de Montreal, onde atualmente mora. Juntamente com a banda completa, o Vox Sambou mescla a música tradicional do Haiti com grooves afro-latinos, afro-beat, reggae e hip hop. Um cidadão do mundo, seu mais recente álbum “The Brazil Session” (Sessão do Brasil) foi gravado no Brasil; as letras do Vox são comprometidas com a denúncia de injustiças que acontecem no Haiti e no mundo.
Enquanto a batida animada do TDotSound Crew é a novidade que apresenta integrantes do grupo de percussão do TDot Batu que é composta de batuqueiros locais, misturando o som pesado dos tambores brasileiros com ska latino, samba-reggae e cumbia. E o Dub Connection Soundsystem, artesanalmente feito a mão pelo homônimo coletivo amante de dub e pesando 15 mil watts de som, disponibiliza um canal poderoso para o dubwise DJ K Zar e o Dj residente do Uma Nota, General Ecletic, como os selecionadores da noite.
Para dar um gás a noite, Uma Nota se prepará para uma pedalada especial focada em musica, especialmente curetada para o festival em colaboração com a conhecida série do ArtSpin.
No Domingo, a feira cultural comunitária acontece a tardinha entrando pela noite (18 de Outubro) mais uma vez no Lula Lounge , numa tarde familiar e amigável apresentando muita brasilidade e atividades ao vivo.
Diretamente de Belo Horizonte, Brasil, Lenis Rino, um dos mais conhecidos embaixadores do Maracatu, dentro e fora do Brasil, apresentará músicas do seu mais recente e eclético álbum Mais Um Grito com a participação de Aline Morales e outros artistas locais formando sua banda em Toronto.
Outras atrações locais incluem uma mescla de reggae, soul e “batida suja” (dirty groove) com a banda The Responsables, juntamente com apresentação do funk da banda Yuka. Diretamente de Montreal, o coletivo de Djs Tupi (Tupi Collective) trará os vinis de MPB e outras brasilidades, e também o Dj Erick Paredes, agora em Toronto após sua passagem por Miami, estará tocando uma boa leva de músicas tropicais e latinas. Aline Morales que também estará a frente de uma roda de côco, uma brincadeira típica do nordeste do Brasil, oferecerá uma oficina com dessa dança pernambucana. A feira cultural comunitária este ano também conta com a presença dos artistas locais Zara Diniz e Carlos Delgado que vão colaborar numa pintura feita ao vivo pela tarde e um sorteio de noite para ganhar a pintura.
Agenda do Festival
Sábado, 17 de Outubro
- Sábado de Jamboree (Saturday Jamboree)
- Vox Sambou (Montreal)
- TDot Sound Crew
- DJ K Zar
- DJ General Eclectic
Geary Lane
360 Geary Lane (Oeste da Dufferin).
Portas Abrem as 21h30.
$10 antecipado, $15 na hora
Domingo, 18 de Outubro
- Feira Cultural comunitária
- Lenis Rino (BH)
- The Responsables
- Yuka
- Aline Morales
- Côco de Roda (oficina interativa de música e dança)
- Tupi Collective DJs (Montreal)
- DJ Erick Paredes (Miami)
Lula Lounge
1585 Dundas St. W.
Portas abertas de 15 as 23h
$10 antecipado e na hora (gratuito para crianças menores de 12 anos)
Ingressos e mais informações pelo http://umanota.ca