Paraíso guardado em baú

O paraíso é logo ao lado, dizem. No entanto, se você pegar um mapa do Brasil, poderá constatar que há um pedaço desse paraíso bem ao sul do país, no estado de Santa Catarina. A praia da Guarda do Embaú localiza-se no município de Palhoça, a 50 km de Florianópolis. O lugar é conhecido por suas belas e conservadas praias e pelo visual natural que cerca a cidade.

Por Lucas Moretzsohn

No verão, a temperatura média do lugar varia de 25ºC a 30ºC e tende a cair à noite. Parece frio para o litoral brasileiro, mas não para a região sul do país. Porém, esse clima pouco tropical não é o suficiente para impedir os surfistas freqüentadores da praia de acordarem cedo e caírem no mar.

A Guarda do Embaú confere a seus visitantes o acesso a diversas praias, cada uma com sua particularidade. Para chegar à praia que dá nome ao lugar, deve-se cruzar o Rio da Madre, que, de acordo com os habitantes, é o rio que dá toda magia ao local. A travessia pode ser feita com barquinhos que levam de cinco a sete pessoas, ou a pé ou a nado, se as condições estiverem seguras para o trajeto. A praia é conhecida por suas ondas, que atraem surfistas de todo o mundo.

A praia da Guarda é, então, uma faixa de areia que separa o Rio da Madre do mar, com cerca de 80 metros por seis quilômetros de comprimento, terminando na Praia da Gamboa. Na foz do rio, canto esquerdo da praia da Guarda, formam-se bancos de areia onde a água fica mais rasa, assim, as crianças podem brincar com segurança. Ao longo da praia, encontram-se belíssimas dunas de areia onde a prática do sandboard, e até mesmo do esqui-bunda, são bem-vindas.

Advertisement | Anúncio

Separada da praia da Guarda apenas pela foz do Rio da Madre, encontra-se a praia do Evori, que recebe esse nome por conta de seu grande destaque: o Bar do Evori. O bar serve água de coco, açaí e petiscos, é o único estabelecimento comercial da pequena praia. Pode-se chegar até lá atravessando a foz do rio a pé ou a nado, aconselhável também somente em condições propícias, ou através da trilha que começa na vila, centro da Guarda do Embaú.

A Guarda do Embaú confere a seus visitantes o acesso a diversas praias….. conhecidas por suas ondas, que atraem surfistas de todo o mundo.

Após a praia do Evori, os visitantes deparam-se com a trilha da Pedra do Urubu, um caminho que requer certo preparo físico, pois é formado por grande pedras. Ao final da trilha, encontra-se o Vale dos Cogumelos, o caminho que liga as pedras à Prainha. O visual do vale é indispensável aos amantes da natureza, é o encontro do verde da natureza com o azul cristalino do mar e o azul-claro do céu.

A Prainha é uma praia praticamente deserta, excelente para o surfe. Como não há qualquer tipo de construção no local, aconselha-se levar um guarda-sol, um lanche e água. Sem esquecer, é claro, de recolher o lixo.

Depois de tanto caminhar, o ideal é almoçar na vila, localizada na outra margem do Rio da Madre. É um lugar acolhedor: lojinhas místicas, lanches e sucos naturais, lojas de roupas e artigos orientais. A vila contribui para o estilo de vida zen da Guarda. Como boas opções de restaurantes, há o mexicano Los Frick, que trabalha com tacos, burritos e quesadillas. A Casa das Ostras, que oferece um cardápio variado voltado para frutos do mar, ostras gratinadas, camarões, moquecas e peixes assados. E o Guardião do Embaú, que além dos frutos do mar, oferece também carnes. A maioria dos pratos principais serve duas pessoas.

Para relaxar após o almoço, algumas pousadas disponibilizam o aluguel de pranchas de surfe e bicicletas. Um bom trajeto para seguir é a rua principal da Guarda (a rua da vila) em direção oposta ao mar. O destino final é a praia da Pinheira. O local possui uma infra-estrutura mais completa com farmácias e agências bancárias. Na praia, o mar é mais calmo, sem muitas ondas, ideal para as famílias.

A vida na Guarda é calma, mas não é parada. Se o dia é tranqüilo, a noite é ao contrário. Os bares, como o Tucas Bar e até o Los Frick, estão sempre abertos e, com shows ao vivo, tocam reggae, rock e clássicos nacionais para animar a galera na pista de dança até de madrugada. Ao fim dos shows, os que ainda querem curtir ficam à beira do Rio Madre, onde a festa continua. E aqueles que vão acordar cedo para curtir a praia, recolhem-se para suas pousadas.

As pousadas da Guarda buscam oferecer o melhor para seus hóspedes e, principalmente, em trazer a paz e o conforto da natureza para eles. A pousada da Academia, como o próprio nome diz, possui uma academia terceirizada completa, aberta não só aos moradores de lá, como também aos hóspedes. É um pouco afastada do centro, cinco a dez minutos a pé. Os quartos abrigam de três a cinco pessoas e disponibilizam serviço de cozinha, para aqueles que preferem fazer compras no mercado e ter uma comida caseira.

A pousada Morada Natural Mystic, com seu estilo mais rústico, oferece quartos duplex, ideal para pequenas famílias. Também com serviço de cozinha, o lugar ainda dispõe uma área externa com churrasqueira, lago e estacionamento. Localiza-se perto da pousada da Academia, logo, quase a mesma distância do centro.

Uma das pousadas mais famosas da Guarda, a Zululand, idealizada pelo modelo e ator, Paulo Zulu. É mais afastada do centro, pois preza pela privacidade. O lugar oferece serviços mais sofisticados, como piscina, internet wireless, restaurante, serviço de quarto e serviço de praia (toalhas e guarda-sol). Os bangalôs da pousada comportam famílias de quatro pessoas.

Não foi à toa que Zulu decidiu abrir seu empreendimento na Guarda. O local é apaixonante. A Guarda consegue juntar os ideais de paz e amor com natureza e diversão. É como os locais dizem: “Tem uma energia implícita no ambiente, tem gente que ouve falar, tem gente que sente”.

Hospedagem

Zululand
Twitter: @zululandpousada
Email: [email protected]
Site: zululand.com.br
Fone: (48) 3283.2706
Fax: (48) 3283.2093
Endereço: Servidão Emerenciana, s/n, Guarda do Embaú, Palhoça – SC
CEP.:88139-482 – Caixa Postal: 639

Natural Mystic
Fone: (48) 3283.2483 / (48) 8447.1406
Endereço: Rua Combata, 501, Guarda do Embaú, Palhoça – SC
Site: moradanaturalmystic.com.br

Pousada da Academia
Fone: (48) 3283.2815
Endereço: Rua Geral da Guarda do Embaú.

Dica

Ao chegar no aeroporto de Florianópolis (FLN), o mais aconselhável é pegar um táxi no aeroporto para ir até a Guarda do Embaú; o trajeto dura em torno de 40 minutos à 1h hora.

 

Advertisement