Parceria favorece novo negócios

As canadenses Desire2Learn e Weatherhaven apostam no Brasil.

Por Cristiana Moretzsohn

Ray Castelli, da Weatherhaven

Os acordos assinados durante a visita ao Brasil do Primeiro Ministro Canadense Stephen Harper, confirmam uma aliança entre os dois países e está sendo vista por ambas as partes, como uma grande oportunidade de novos negócios. Foram assinados acordos sobre transportes aéreos, previdência social, ajuda internacional a terceiros países e ciência e tecnologia.

Dentre as empresas canadenses que planejam expandir seus negócios para o Brasil, está a Desire2Learn, empresa situada em Kitchener, Ontário, líder há 11 anos no setor de tecnologias educacionais. O carioca Alex Lucena, responsável pela área de Business Development da América Latina afirma que o Brasil é a grande oportunidade de mercado atual e que pretende muito em breve abocanhar uma grande fatia do mercado universitário brasileiro com as plataformas educacionais da D2L. Atualmente a PUC do Rio de Janeiro já usa toda a tecnologia canadense e, segundo Lucena, “todas as grandes universidades privadas estão em namoro firme com a Desire2Learn”. A empresa acabou de abrir um escritório em São Paulo.

Lucena liderou em setembro a Canada’s Technology Triangle Business Mission to Brazil, um encontro de empresas tecnológicas (situadas em Waterloo, Kitchener e Cambridge) envolvidas em várias frentes, levando empresários, políticos e gente ligada ao setor acadêmico da região para visitar o Brasil, em visitas e reuniões nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. O objetivo principal da missão foi o enfoque na ciência e no setor tecnológico, o investimento na troca de experiência e conhecimento, a promoção de produtos e serviços canadenses e a identificação de oportunidades de investimento no Brasil. A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) e o Canada Technology Triangle (CTT) já estão discutindo a possibilidade da criação de um centro de investimento em tecnologia no Brasil, copiando o modelo canadense.

Alex Lucena , da Desire2Learn

A também canadense Weatherhaven aplaude o novo acordo bilateral e afirma que pretende ampliar seus negócios no Brasil. Localizada em Vancouver, British Columbia, a Weathehaven é uma das principais fornecedoras de vanguarda de abrigos montáveis e desmontáveis do mundo, com tecnologias sustentáveis e de apoio ao meio ambiente para os setores da construção civil, mineração, naval, militar e diversos setores da indústria, e espera crescer 50% nos próximos três anos no Brasil.

“Por sermos uma companhia canadense com significante interesse de negócios no mercado brasileiro, prezamos os esforços do nosso governo de ampliar e de aprofundar a nossa relação econômica com o Brasil, a sétima maior economia mundial”, disse Ray Castelli, Diretor Executivo da Weatherhaven.

O executivo cita alguns exemplos das oportunidades de negócios: “Nas áreas de pacificação e de auxílio em desastres, um dos negócios centrais da Weatherhaven, o Canadá tem aperfeiçoado tecnologia e soluções significantes que podem favorecer o governo brasileiro, visto que o Canadá espera aumentar a sua potencialidade tanto dentro do Brasil, como no mundo todo. Por exemplo, no ano passado, a Weatherhaven Brasil proporcionou acampamentos temporários para a Força de Pacificação brasileira, logo após o terremoto no Haiti”, conta o executivo.

 

Advertisement