Passaporte de 10 anos agora no Canadá

209

A partir do dia 9 de novembro serão emitidos passaportes válidos por 10 anos pela Embaixada do Brasil em Ottawa e consulados de Toronto, Montreal e Vancouver.

NovoPassaporteO passaporte comum eletrônico brasileiro passa a ter validade de 10 anos. Desde julho deste ano, a Polícia Federal e a Casa da Moeda começaram a emitir o novo documento.

Mais segurança

Como o prazo de validade foi dobrado, novos itens de segurança foram implementados. Adotou-se o padrão de criptografia de curvas elípticas brainpool para assinatura digital, proporcionando maior segurança aos dados gravados no chip. Foram também realizadas modificações na capa e na imagem invisível fluorescente para aumento da durabilidade do passaporte.

O Brasil passou ainda a fazer parte do PKD, o Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil), o que agilizará a verificação de autenticidade do passaporte brasileiro em postos de controle migratório no exterior, além de proporcionar maior segurança aos viajantes brasileiros.

O sistema brasileiro de emissão de passaportes também passou por novas adaptações e nova certificação digital, o que garantirá maior segurança ao documento.

Quanto custa

As taxas consulares para emissão do novo passaporte serão de:

  • 0 a 4 anos incompletos – Cnd$ 60,00
  • 4 a 18 anos incompletos – Cnd$ 120,00
  • A partir de 18 anos – Cnd$ 180,00

Passaportes de menores de 18 anos têm os seguintes prazos de validade:

  • até 1 ano de idade incompleto – 1 ano de validade
  • de 1 a 2 anos incompletos – 2 anos de validade
  • de 2 a 3 anos incompletos – 3 anos de validade
  • de 3 a 4 anos incompletos – 4 anos de validade
  • de 4 a 18 anos incompletos – 5 anos de validade

Para mais informações, visite a páginas oficiais:

1 COMENTÁRIO

  1. queria saber se o passaporte comun emitido pelo correio, e’ valido para 10 anos? tem algum geito de fazer o passaporte em Calgary pois esta perto da minha cidade.(red deer alberta) Obrigada agrardando resposta, eu, juscimar almeida! abril 19, 20017

    • Olá Juscimar,
      Obrigado por entrar em contato com a Wave!
      De acordo com o site do Consulado-Geral do Brasil em Vancouver, a validade do passaporte independe da forma de apresentação do pedido (é a mesma para pedidos por correio ou pessoalmente).
      No caso de requerentes maiores de 18 anos:
      10 anos: com a apresentação do passaporte anterior ainda válido ou caso o passaporte anterior já esteja expirado;
      4 anos: se o passaporte anterior ainda válido foi perdido ou roubado.

      Sugerimos entrar em contato diretamente com o Consulado-Geral do Brasil em Vancouver, que cuida das provincias de Alberta e Saskatchewan: http://vancouver.itamaraty.gov.br

      Boa sorte!