Dicas para agraciar aqueles que amamos, mesmo estando do outro lado do continente.
Por Mayara S. Francisco
Domingo passado, foi Dias dos Pais no Brasil e, como em qualquer data comemorativa e aniversário, os brasileiros que vivem no exterior ficam com aquela sensação estranha de que estão longe de quem amam em dias muito importantes. Muitas vezes, bata aquela vontade de presentear sua família e amigos para demonstrar amor e carinho mesmo estando em outro país. Porém, nessas horas, o que se pode fazer? Não há uma solução única e simples para esse impasse, já que presentes são algo pessoal. Mesmo assim, ficam aqui algumas dicas para você se inspirar e planejar sua próxima surpresa!
Online
Esta é a saída mais prática, mas não precisa ser a mais desleixada. Para quem tem um cartão de crédito e sabe exatamente o que o outro quer, o céu é o limite. É possível fazer comprar em sites brasileiros normalmente e entregar aquele presente especial direto na casa de quem você ama. Se quiser ousar um pouco mais, pode usar sites internacionais, como o eBay, que entregam direto no Brasil e já cobram o frete correto no ato da compra. Só tome cuidado com produtos em que são taxados impostos se passarem de determinado valor, como eletrônicos. Além disso, sempre verifique se o vendedor que você está olhando entrega no Brasil, ou terá uma grande decepção ao namorar um produto por dias e, na hora de fechar a compra, descobrir que nenhum vendedor o fornece no endereço que você quer.
Está de olho num livro que não saiu no Brasil? Achou aquela camiseta que é a cara do seu pai? Esbarrou num Blu-Ray edição limitada e disponível somente na América do Norte? Se o que você procura está nas lojas perto da sua casa canadense, então enviar um pacote para o Brasil é sua melhor opção. Há várias empresas que fornecem todo tipo de serviço de entrega, mas a maioria delas cobra o valor final baseado no peso. Então, cuidado com o que for enviar para não sair caro demais. Lembre-se também que alguns produtos são taxados pela Alfândega e precisam ser retirados em uma unidade dos Correios. Neste caso, você geraria uma dor de cabeça para quem quisesse presentear, pois, além de fazê-lo retirar o pacote, ele ainda teria que pagar o valor referente ao imposto para liberar a entrega. Se quiser optar por algo bem simbólico e simples, mande um cartão postal com uma mensagem sincera e uma bela paisagem de um lugar que você visitou.
Keep it simple!
Se nenhuma das duas opções acima lhe agrada, você ainda pode escolher algo que o dinheiro não pode comprar: uma homenagem! Nesta era da internet, nada mais prático une as pessoas do que as redes sociais. Além disso, diversos sites e ferramentas possibilitam que você seja criativo e mostre ao homenageado (e também à sua lista de contatos inteira) que você se lembrou daquela pessoa. Você pode editar um vídeo sobre você e esta pessoa ou gravar um áudio ou vídeo falando o quanto ela é especial. Pode também se inspirar na imagem deste post e tirar fotos segurando o retrato do homenageado. Se for bom com as palavras, escreva um texto bem elaborado e compartilhe com o mundo. Não há limites quando se quer demonstrar que ama alguém e, em muitos casos, uma dose de criatividade e originalidade vale mais do que qualquer centavo pago no presente ideal!