Nos últimos anos vem ocorrido um aumento significativo de casos de pessoas que perderam a poupança de uma vida inteira por causa de esquemas fraudulentos no setor de investimentos.
Por Francisco Araujo
Revisão: Sacha Vaz

Este tipo de problema não se restringe apenas aos Estados Unidos, na verdade, é um problema mundial. Apesar do problema, há certas coisas que você pode fazer agora mesmo para se prevenir e não se tornar mais uma vítima.
Primeiro passo: faça uma pesquisa. Você conhece bem seu “financial advisor”?
O melhor jeito de se prevenir é ser ativo. Se você está procurando por um novo “financial advisor”, peça referência para amigos e família. Questione se o advisor tem base em finanças e se tem a certificação adequada. Ele trabalha para uma companhia com boa reputação? Se for independente, ele seria recomendado por alguns de seus clientes?
É importante verificar as credenciais dele junto à “Financial Advisor Association of Canada”, ao “Better Business Bureau” local ou ao “Regulatory Body’s Information Centre” local ou website. Lembre-se também que o advisor que vende seguros tem que ser licenciado pela agência da província.
Segundo passo: mantenha a cabeça fria
Quando você se encontrar com um “financial advisor”, não se deixe impressionar pelos seus títulos e designações e nem pelo seu histórico de vendas. Se afaste de qualquer um que prometa grandes retornos de investimento ou que peça para você preencher um cheque nominal para ele e não para uma companhia. A falta de transparência deve ser considerada como um imediato sinal de alerta. Você nunca deve se sentir pressionado para investir naquilo que o “advisor” se referir como ‘não tem erro’. Além disso, o profissional não deve:
- Pedir para você guardar um segredo;
- Ocultar o nome da empresa para qual trabalha.
Terceiro passo: aprenda tudo o que puder
Antes de investir ou comprar um seguro, é importante identificar as suas necessidades financeiras e aprender sobre os diferentes produtos. Por exemplo, existem três tipos diferentes de seguro de vida:
- Termo que é para um período de tempo determinado;
- Permanente que é por toda vida;
- Universal que é permanente também, mas que oferece oportunidade de investimento sem taxas.
Ao seguir esses passos, você cumprirá sua obrigação para alcançar segurança financeira e assim evitar fraudes. No entanto, para encontrar um “financial advisor” apropriado pode levar tempo. Fique no caminho certo e tenha paciência. Para aprender mais sobre o assunto, visite a comissão de servicos financeiros de sua província e a Canadian Life and Health Insurance Association.
Formado em engenharia mecânica no Brasil com certificação de operador de mercado de capitais, trabalhou como corretor de ações e derivativos na Bovespa e BMF, e como administrador de portifólio de ações para o Clube de Investimentos Random. Imigrou para o Canadá em 2008, onde adquiriu cerificado de Post Diploma in International Business Management no George Brown College e posteriormente certificado de Technical Analysis of the Financial Markets na Universidade de Toronto. Em 2010, Francisco adquiriu sua qualificação no Life Licence Qualification Program e Mutual Fund Licence junto a província de Ontário para trabalhar no ramo de investimentos e seguros. O seu email para contato é [email protected].