Raul Papaleo

Estreitando os laços comerciais entre Brasil e Canadá

Por Nádia Nogueira

A Wave + entrevistou Raul Papaleo, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC), que tem em mãos o grande desafio de promover as relações comercias entre Brasil e Canadá.

Qual é objetivo da Câmara de Comércio Brasil-Canadá?
Raul Papaleo – A Câmara tem como objetivo principal promover o trading bilateral entre os dois países, ou seja, os negócios comercias entre os dois países, e promover também os investimentos canadenses no Brasil ou investimentos brasileiros no Canadá.

Atualmente, como está a relacão entre Brasil e Canadá?
Raul Papaleo – A relação está crescente, embora tenhamos problemas naturais relacionados a questões ligadas a regulamentos, tanto nos aspectos fiscais quanto nos aspectos legais. Nós consideramos que uma das grandes dificuldades nos negócios comercias é a informação. Os brasileiros conhecem pouco do Canadá e os canadenses conhecem pouco do Brasil, então nós temos procurado informar mais. Porque tendo informação, a pessoa pode pensar em negócio.

Quais as vantagens que uma empresa brasileira tem ao investir no Canadá, e vice-versa?
Raul Papaleo – Uma empresa brasileira, investindo no Canadá, terá a possibilidade – dependendo da aréa – de criar um mercado novo de uma maneira muito interessante, porque o mercado canadense é um mercado comprador. Então, dependendo do tipo de produto do setor, esse investimento traz um resultado muito interessante.

Raul Papaleo

O Brasil, hoje, apresenta um crescimento e uma estabilidade no mercado consumidor, que é um dos maiores do mundo. O Brasil está em vias de se tornar o quinto mercado de consumo do mundo. Isso, obviamente, traz para os canadenses a oportunidade de expandir suas vendas e seu mercado de uma maneira que não seria possível num país do tamanho de população do Canadá.

Quem pode virar membro da Câmara, e quais os benefícios de se tornar membro?
Raul Papaleo – Qualquer empresa pode virar um membro. Dependendo do tipo de membership que ele escolher, pode participar de maneiras diferentes. Por exemplo, os membros líderes têm acesso ao board da Câmara e acesso maior a informações –  eles têm um acompanhamento mais próximo, pessoal. Os membros considerados “at-large” viriam logo em seguida, e nós temos ainda membros de pequeno porte, indivíduos, e até um estudante pode ser membro.

Nádia Nogueira formou-se em jornalismo na cidade de São Paulo. Mudou-se para Toronto em 2008, ano em que começou a colaborar com a Wave Magazine. Durante dois anos, foi coprodutora e apresentadora do programa de rádio Fala Brasil. O e-mail da jornalista é [email protected]

Errata: Na edição 49 da revista Wave Magazine,  página 04, nota de rodapé, o e-mail de contato da jornalista Nádia Nogueira foi inserido incorretamente. O e-mail de contato correto é o seguinte: [email protected].

 

Advertisement