Como comprar seu primeiro imóvel no Canadá

0
564

Por Amanda Hayashi

Você está cansado de pagar aluguel? Comprar sua primeira casa ou apartamento no Canadá não é impossível. É mais fácil do que você pensa! Confira algumas dicas de como se preparar para adquirir sua primeira moradia no Canadá:

A) Quanto dinheiro preciso ter para comprar minha casa?
Você não precisa ter o valor integral do imóvel guardado no seu banco, só precisa ter uma porcentagem do total para dar entrada, o chamado down payment. A porcentagem do down payment varia entre 5% e 50%, dependendo da situação imigratória no Canadá e do crédito pessoal. É importante lembrar-se que existem outros gastos envolvidos na aquisição de um imóvel, tais como gastos com advogado, vistoria da parte estrutural do imóvel, impostos do governo e seguro. Um bom corretor pode lhe guiar durante todo esse processo. O melhor da história é que compradores não pagam os honorários dos corretores no Canadá.

B) Quais documentos serão necessários?
O primeiro passo para adquirir um imóvel é conseguir se qualificar para o empréstimo bancário, a mortgage loan. As instituições financeiras precisam de alguns documentos pessoais para aprovar o empréstimo. Alguns desses documentos são: extratos de crédito pessoal, fatura bancária, contrato de trabalho e cartas de referência. Os tipos de documentos necessários dependerão do seu status de imigrante no Canadá e da quantia que você terá para dar de entrada.

C) Quem pode me aconselhar e ajudar nesse processo?
A compra de uma casa é um dos maiores investimentos que você vai fazer durante a sua vida, portanto procure ajuda de um profissional. Existem duas pessoas essenciais durante o processo: o realtor (corretor) e o mortgage broker (especialista em hipotecas). O realtor irá ajudar a encontrar um imóvel que caiba no seu orçamento e atenda aos seus critérios. Um fator importante na compra de imóveis é a escolha de uma boa vizinhança e área escolar (o que muitos se esquecem). O especialista em hipotecas ira ájudar a encontrar uma boa taxa de juros e lhe auxiliará na preparação dos documentos.

D) Quais serão os gastos que terei após comprar minha moradia?
É muito importante calcular o total do seu custo mensal para manter uma casa. Muitos se esquecem desses gastos e acabam comprando um imóvel mais caro do que podem pagar. Alguns dos custos são: impostos, gás, água, eletricidade, gastos com o jardim e com a remoção de neve. No caso dos apartamentos, gastos com o condomínio (taxa de manutenção).

Não existe melhor sensação do que entrar na sua casa própria pela primeira vez. Torne a experiência completa planejando cuidadosamente.

*Amanda Hayashi (PhD) é corretora da Sutton Group Old Mill realty Inc. Brokerage. Mais informações no site http://www.amandarealtor.ca

**Este artigo é somente para propósitos informativos. Cada compra é um caso especial e diferente.