Ricardo Wolkoff

O dono do tempero.

 Por Silvana Fonsêca

Com uma boa dose de criatividade e dedicação, o recifense Ricardo Wolkoff traz o tempero brasileiro às panelas canadenses!

Fruto da união de um casal de músicos – ele, Benny Wolkoff violinista e maestro; ela, Mariza Johnson violoncelista – o recifense Ricardo Wolkoff, 41 decidiu mostrar sua veia artística em outra área. É na cozinha que este chef harmoniza temperos e compõe sabores que têm cada dia mais atraído a atenção dos clientes do Restaurante Senzala, na charmosa Montreal. Desde sua chegada, em junho de 2008, a casa ganhou nove novos “pratos do dia” – todos, claro, denominados em homenagem a locais da sua terra natal.

Advertisement | Anúncio

Mas essa história começou há muito mais tempo. Ricardo começou compartilhando seus dotes gastronômicos com pessoas próximas – porém, quando surgiu a idéia de imigrar para o Canadá, viu a oportunidade de seguir profissionalmente o velho sonho. Resolveu então aperfeiçoar sua arte e fez o curso de culinária no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e ainda no Brasil trabalhou como chef de cozinha de um conceituado restaurante no Recife Antigo (área histórica da cidade).

O aumento da violência no Brasil, a nova perspectiva de vida e a vontade de levar os sabores brasileiros aos paladares canadenses foram fundamentais na sua decisão de mudar de país – e ele fez as malas! “O Canadá, conhecido por ter uma grande abertura à imigração e, consequentemente, às novas culturas, com certeza iria acolher a nossa rica culinária brasileira”, afirma. Felizmente, sua previsão se confirmou: no restaurante, os pratos tipicamente brasileiros não só têm uma grande aceitação como uma ótima procura. “Muitos brasileiros vêm em busca do ‘gostinho de casa’ mas temos vários canadenses que estão sempre procurando conhecer mais esse lado do Brasil”, ressalta.

E é justamente esta característica – a curiosidade e o interesse multicultural de Montreal – que tanto o encanta e que também ajudou na escolha do novo lugar para levar suas panelas e estabelecer sua nova morada. O próximo passo? “Quero abrir o bistrô dos meus sonhos: repleto de imagens, sons, cores, cheiros e temperos do Brasil.”

Advertisement