Santos

0
9

Em harmonia com o passado, o presente e o futuro.

As belas praias contornadas pelo maior jardim de orla marítima do planeta (os 7 quilômetros de extensão foram registrados pelo Guinness Book), o mais importante porto da América Latina, as belezas naturais da Mata Atlântica, a diversidade arquitetônica e artística do Centro Histórico e o Santos Futebol Clube do ilustre cidadão Pelé, são apenas o ponto de partida para desvendar os encantos de uma das cidades mais antigas do Brasil.

Por Paula Mazulquim

Em 1532 chegava a Santos o seu fundador vindo de Portugal – Brás Cubas. Ele só não imaginava, naquela época, que a mesma cidade à que chegara e que, a partir do século XIX recebera imigrantes portugueses, espanhóis, italianos, sírio-libaneses e asiáticos, abrigaria um dia o porto número um no mundo em exportação de café, além de importante gerador de divisas em particular com o embarque da soja, açúcar e suco de laranja.

Cercada pela Serra do Mar, Santos localiza-se no litoral do Estado de São Paulo a 68 quilômetros da capital. A cidade de 418.375 habitantes e com uma temperatura média anual de 20 graus Celsius, tem vocação natural para o turismo, além de ser o berço de pioneirismos e ilustres feitos. É de Santos a primeira Miss Brasil (o primeiro concurso de Beleza, promovido em 1930, instituiria mais tarde o Miss Brasil), o primeiro “shopping” do Brasil, o Super Centro Comercial do Boqueirão, com 205 lojas, foi inaugurado em 1963, além de, é claro, o surgimento de Pelé – o Rei do Futebol.

Quer mais? Beleza natural, eco turismo e praias? Roteiros históricos, arquitetura e eventos culturais? Conhecer de perto a história de um grande ídolo mundial do esporte? Santos oferece. Prepare-se para descobrir as várias nuances de uma cidade que não pára de surpreender há mais de quatrocentos anos.

Monte Serrat – A melhor vista da cidade

Em bondes da década de 20, os visitantes chegam a 147 metros acima do nível do mar. No topo, há uma igreja e um grande cassino (desativado).  (monteserrat.com.br)

O acervo de futebol da Vila Belmiro

O bairro é passagem obrigatória para os amantes de Futebol. Ali está o acervo de futebol mais famoso do mundo. Há monitores bilíngües. Não perca o espaço Pelé (com peças do acervo pessoal do Rei do Futebol).

Museu do Mar

Em estilo colonial, o prédio abriga exposição que explica a evolução dos principais grupos marinhos.

Bolsa Oficial do Café

Imponente, o edifício data do início do século 20 e funciona como museu e documenta a história do café no Brasil.

À moda antiga

Com a ampliação da linha do bonde do circuito histórico do centro de Santos – com inauguração prevista para outubro deste ano – e que passará de 1,7 para 5 quilômetros de extensão, o turista vai poder apreciar ainda mais o Patrimônio Histórico da cidade.

Link

Santos